Restaurantes e bares com restrições para poderem receber os clientes

A Direção-Geral da Saúde publicou esta sexta-feira uma orientação para a reabertura de estabelecimentos de restauração e bebidas, durante a pandemia da covid-19.

Restaurantes e bares com restrições para poderem receber os clientes

Restaurantes e bares com restrições para poderem receber os clientes

A Direção-Geral da Saúde publicou esta sexta-feira uma orientação para a reabertura de estabelecimentos de restauração e bebidas, durante a pandemia da covid-19.

A Direção-Geral da Saúde publicou esta sexta-feira uma orientação para a reabertura de estabelecimentos de restauração e bebidas, durante a pandemia da covid-19. No documento, entre as normas a adotar pelas empresas  estão a redução da capacidade máxima do estabelecimento, para assegurar «o distanciamento físico recomendado (dois metros) entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, como as esplanadas (sempre que possível) e os serviço take-away». Mas há mais.

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As mesas e cadeiras deverão estar dispostas de forma a «garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior».

Outra recomendação da DGS passa pela promoção e incentivo, sempre que possível, do «agendamento prévio para reserva de lugares». Os lugares em pé, pela dificuldade de garantir a distância entre as pessoas, estão desaconselhados, assim como as «operações do tipo self-service, nomeadamente buffets e dispensadores de alimentos que impliquem contato por parte do cliente».

Já a circulação das pessoas para casas de banho deve «ocorrer em circuitos onde seja possível manter a distância adequada entre as pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas.»

Limpeza dos espaços

A DGS sublinha ainda que a limpeza e a desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações anteriormente emitidas. Os proprietários «devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos) e, após cada utilização, os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais».

A Direção-Geral da Saúde estabelece a necessidade de higienização das mãos «com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes, que devem respeitar a distância entre pessoas de, pelo menos, dois metros e cumprir as medidas de etiqueta respiratória.» Deve ser considerada a utilização da máscara, exceto durante o período da refeição. Leia do documento completo aqui.

Texto: Carla S. Rodrigues

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