Quatro em cada cinco das pessoas mais famintas do mundo estão em Gaza

O secretário-geral da ONU alertou hoje que quatro em cada cinco das pessoas mais famintas do mundo estão em Gaza, onde “ninguém tem o que comer”, e advertiu que provocar deliberadamente fome a civis pode constituir crime de guerra.

Quatro em cada cinco das pessoas mais famintas do mundo estão em Gaza

Num debate de alto nível do Conselho de Segurança da ONU para abordar “o impacto das alterações climáticas e da insegurança alimentar na manutenção da paz e segurança internacionais”, António Guterres advogou que “onde as guerras acontecem, a fome reina”, seja devido ao deslocamento de pessoas, à destruição da agricultura ou aos danos às infraestruturas, seja devido às políticas deliberadas de negação.

De acordo com o líder da ONU, o clima e os conflitos foram as principais causas da insegurança alimentar aguda para quase 174 milhões de pessoas em 2022.

“Estou consternado em dizer que o nosso mundo hoje está repleto de exemplos da relação devastadora entre fome e conflito”, disse, dando Gaza como um dos exemplos.

“Em Gaza, ninguém tem o que comer. Das 700 mil pessoas mais famintas do mundo, quatro em cada cinco habitam aquela pequena faixa de terra”, frisou.

Na Síria, observou o secretário-geral, quase 13 milhões de pessoas vão para a cama com fome depois de uma década de guerra e de um terrível terramoto; e, em Mianmar, o conflito e a instabilidade política inverteram o progresso no sentido de acabar com a fome.

 

MYMM // SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS