Preços na produção industrial acentuam queda homóloga para 6,2% em novembro

Os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 6,2% em novembro deste ano, depois de terem caído 4,9% no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística

Preços na produção industrial acentuam queda homóloga para 6,2% em novembro

No mês de novembro, os preços na produção industrial apresentaram uma queda homóloga de 6,2%, “intensificando em 1,3 pontos percentuais (p.p.) a variação negativa observada no mês anterior”, esclarece o INE.

O instituto de estatística refere ainda que o agrupamento de energia deu o principal contributo para este resultado, com menos 4,5 pontos percentuais (p.p.), originado pela redução de 18,9% (-3,5 pontos percentuais [p.p.] e -14,8% em outubro).

Os bens intermédios, por sua vez, também contribuíram negativamente, -2,3 p.p., em resultado da diminuição de 6,2% (-2,2 p.p. e -6,0% em outubro).

Apenas os bens de consumo registaram uma subida (1,8%), adianta o INE.

Se excluir o agrupamento de energia, a queda homóloga do índice global foi de 2,3% em novembro, contra uma quebra de 1,8% em outubro.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial caiu 1,4% em novembro, sendo que registou uma variação nula em novembro de 2022.

JS // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS