Saiba o que pensam os portugueses de Vladimir Putin [com vídeo]

Vladimir Putin é visto como a mente diabólica por detrás da invasão à Ucrânia e o Portal de Notícias quis saber o que os portugueses pensam do presidente russo.

A guerra da Ucrânia é o assunto do momento em todo o mundo. E a invasão do país europeu tem um rosto: Vladimir Putin. O polémico presidente russo é apontado como a mente diabólica que engendrou a luta armada que está a chocar o mundo. Portugal não passa ao lado deste problema e o Portal de Notícias quis saber aquilo que os portugueses pensam do político que se revela irredutível na decisão de invadir a Ucrânia.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios

Vladimir Putin “é um lunático”

“É um lunático”. Esta é a forma como um antigo combatente da guerra do Ultramar define Vladimir Putin. “O homem está louco”, refere outro entrevistado. “Não sei o que pretende do país [Ucrânia]”, “é um nazi” e “está a destruir um povo” são apenas mais algumas opiniões de pessoas que se revelam chocadas com o presidente russo. E há quem vá mais longe: “É um ditador”, “é um Hitler dois”, dizem mais dois dos entrevistados que pode ver no vídeo.

A opinião dos ucranianos sobre a Rússia ao longo dos anos

Statistic: How do you feel about Russia in general now? | Statista

A parcela de ucranianos com opinião positiva sobre a Rússia foi de 39% em novembro de 2021 – os números mais recentes recolhidos e divulgados pela Statista –, dois por cento menor do que em fevereiro do mesmo ano. A parcela de entrevistados com atitude negativa em relação ao país vizinho aumentou sete por cento em relação a fevereiro de 2021. Os valores de desaprovação dos próximos meses – que continuam a ser recolhidos – devem muito provavelmente disparar, e serão praticamente certos valores bastante superiores aos de 2015, um ano após a anexação da Crimeia.

Mais de 1,5 milhões de refugiados

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia. Com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev já contabilizaram, até ao momento, milhares de civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de um milhão e meio de refugiados na Europa. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho. Afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender. E garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário. O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional. A União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia. E o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS