Jovem português considerado o melhor agricultor europeu de 2018

Manuel Grave, de 29 anos, recebeu na passada quinta-feira o prémio «Melhor Jovem Agricultor Europeu» de 2018, atribuído em Bruxelas.

Jovem português considerado o melhor agricultor europeu de 2018

O jovem já tinha recebido a distinção de «Jovem Agricultor do Ano», em junho deste ano. Na passada quinta-feira, recebeu o prémio de «Melhor Jovem Agricultor Europeu» de 2018, atribuída pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas. Projecto de um amendoal superintensivo em Portel, Évora, valeu-lhe esta distinção. O prémio permitirá a Manuel Maria Grave avançar com o seu projeto superintensivo, de 70 hectares.

LEIA MAIS: AR debate projeto de lei para proibir fármacos para hiperatividade antes dos 6 anos

O jovem mostrou-se «feliz» com a distinção. «Esta exploração está no bom caminho para ser sustentável, inovadora e do maior sucesso”, afirmou.

A escolha do prémio vencedor teve em conta o seu impacto ambiental, gestão dos recursos hídricos e criação de postos de trabalho. Segundo a Confederação dos Agricultores de Portugal, «Manuel Maria Grave é um exemplo de uma nova geração de empresários agrícolas». O jovem tem mestrado em Engenharia Agronómica e esteve envolvido, profissionalmente, em empresas ligadas à produção.

Projeto de agricultor | Investimento de 1.5 milhões de euros

Projeto de um amendoal superintensivo situa-se em Évora, em terrenos arrendados. Amendoal corresponde a um investimento de 1,5 milhões de euros, com apoios do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. “Isto só foi possível devido ao apoio da Europa e também do projecto Alqueva”, afirma. A água para possibilitar a rega do campo é fornecida pelo empreendimento que permite “dinamizar uma zona que era muito pobre”, revela Manuel Grave

LEIA MAIS: José Neves nomeado pelo segundo ano consecutivo para prémios da moda britânicos

Impala Instagram


RELACIONADOS