Zelensky diz que ataque russo de hoje é “desafio para a NATO”

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considerou que os mísseis russos enviados hoje contra a Ucrânia, e que atravessaram o espaço aéreo da Moldova e da Roménia, são um “desafio para a NATO”.

Zelensky diz que ataque russo de hoje é

Numa mensagem de vídeo gravada no seu regresso à Ucrânia após a passagem por vários países europeus, Zelensky garantiu que a Rússia lançou hoje pelo menos 70 mísseis contra solo ucraniano, que provocaram inúmeras baixas civis. “O inimigo lançou pelo menos 70 mísseis no último ataque maciço desta manhã. Pelo menos 60 mísseis foram abatidos. Todos os seus alvos eram civis e infraestruturas civis”, lamentou Zelensky, que referiu que vários dos mísseis russos passaram pelo espaço aéreo da Moldova e da Roménia.

Para ler depois
Conheça as capacidades militares de Ucrânia e Rússia em 2023
As capacidades militares da Rússia ultrapassam em larga escala as da Ucrânia. Para evitar que o arsenal bélico russo esmague os territórios invadidos, Zelensky conta cada vez mais com o Oeste (… continue a ler aqui)

“Esses mísseis são um desafio para a NATO e para a segurança coletiva. (…) O mundo deve travar isto”, disse o Presidente ucraniano, agradecendo à Força Aérea pelo seu trabalho em defesa das populações. A Rússia lançou na madrugada de hoje o maior ataque com mísseis contra a Ucrânia desde que a invasão do país começou, há quase um ano, segundo o Exército ucraniano.

O comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, também denunciou que mísseis russos Kalibr cruzaram e violaram o espaço aéreo da Moldova e da Roménia, país membro da NATO. O ataque lançado hoje pela Rússia afetou muitas regiões do país, incluindo cidades como Kiev, Odessa, Lviv e a região de Zaporijia, onde está localizada a maior central nuclear da Europa, agora nas mãos dos russos.

Impala Instagram


RELACIONADOS