Vladimir Putin oficialmente procurado por crimes de guerra

Acaba de ser emitido um mandado de captura internacional para Vladimir Putin devido aos alegados crimes de guerra cometidos na Ucrânia. Rússia diz não reconhecer tribunal.

Vladimir Putin oficialmente procurado por crimes de guerra

Acaba de ser emitido um mandado de captura internacional para Vladimir Putin. Que está relacionado com as ações do presidente russo na Ucrânia. O Tribunal Penal Internacional acusa o líder do Kremlin de alegados crimes de guerra que as suas tropas têm vindo a cometer durante a invasão russa da Ucrânia. Como é o caso de alegações de execuções ilegais, abusos sexuais e torturas.

Leia depois
Filha secreta de Vladimir Putin desaparecida
Luiza Rozova, influencer de 20 anos que é vista como a filha secreta de Vladimir Putin, está desaparecida (… continue a ler aqui)

Salienta o tribunal, através de um comunicado, que Vladimir Putin “é supostamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal da população (crianças) e pela transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, pode ler-se no documento, citado pelo Daily Star. Foi ainda emitido um mandado para a prisão de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, Comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa. Neste caso, as alegações são em tudo semelhantes.

Rússia não reconhece tribunal

Moscovo já fez saber não reconhecer a jurisdição do Tribunal Penal Internacional. “Não reconhecemos este tribunal; não reconhecemos a sua jurisdição”, disse recentemente o porta-voz de Vladimir Putin, Dmitry Peskov, numa conversa com jornalistas em Moscovo.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS