Veterinários salvam cegonha que engoliu tampão higiénico

O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens recebeu um caso de uma cegonha com um tampão higiénico no esófago.

Veterinários salvam cegonha que engoliu tampão higiénico

O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens – RIAS em Olhão, recebeu um caso de uma cegonha com um tampão higiénico no esófago. O caso aconteceu na semana passada, quando uma cegonha juvenil andava à procura de alimento, perto do RIAS, e que parecia estar fraca, tendo sido examinada pelo Centro. Feito o exame, a veterinária detetou que na boca da ave, era visível uma corda presa na base da língua, ligada a algo que se encontrava no esófago. Quando a veterinária terminou de remover a corda, percebeu que o que estava na outra extremidade era um tampão.

Aves procuram comida em aterros sanitários

Veterinários salvam cegonha que engoliu tampão higiénico
O tampão higiénico retirado da cegonha

De acordo com o RIAS, este tipo de material é muitas vezes encontrado no lixo ou em aterros sanitários abertos, onde estas aves procuram constantemente alimento. É assim aconselhado o uso de pensos reutilizáveis e o copo menstrual, opções menos prejudiciais ao corpo humano, mais amigas do ambiente, e a médio/longo prazo, uma escolha mais económica para a sua carteira, aconselha o RIAS. Felizmente, a cegonha já está numa instalação exterior onde irá recuperar a sua condição física, para mais tarde ser devolvida à natureza. Pode ver o vídeo da intervenção aqui.

LEIA AINDA
Pinguim com artrite recebe botas especiais para o ajudar a nadar
Pinguim com artrite recebe botas especiais para o ajudar a nadar
O calçado foi feito de camuflagem preta para combinar com o seu casaco natural, por isso não precisa de se preocupar em destacar-se entre os amigos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS