Utentes descontentes com a rede de transportes Unir da AMPorto exigem melhorias

Mais de meia centena de pessoas juntou-se hoje em frente à câmara de Vila Nova de Gaia para exigir melhorias na Unir, a nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) que tem gerado muitas críticas.

Utentes descontentes com a rede de transportes Unir da AMPorto exigem melhorias

“Exigimos mais respeito pelos utentes. A Unir é incompetência, injustiça, vergonha e desrespeito pelos cidadãos”, lia-se nos cartazes empunhados pelos manifestantes que dirigiram palavras de ordem ao presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que é também presidente da AMP.

Aurora Gomes, 79 anos, contou à Lusa que utiliza a Unir, rede que entrou em vigor a 01 de dezembro, para se deslocar ao centro do concelho, ao cemitério, ao supermercado e a consultas médicas, mas “agora não pode confiar nos horários de autocarros que estão a cair aos bocados”.

“Não há hora certa. As camionetas aparecem de duas em duas horas. É muito difícil. Estou mal da coluna e não consigo fazer a minha vida assim. Será que tenho de ficar fechada em casa? Descontei 44 anos. Isto é inadmissível”, lamentou.

Ao lado, José Silva, 72 anos, antigo torneiro mecânico conta que teve de suspender a fisioterapia porque “não pode confiar nos transportes” e “de tanto esperar ao frio”, ficou doente.

“Estive das 17:15 às 19:30 uma vez à espera de autocarro e nada. Preciso de usar a linha que vem de Espinho para o Porto, mas é impossível. Mais vale cancelar tudo, a fisioterapia, tudo, e ficar em casa a morrer”, disse, lamentando também que atualmente os cuidados de higiene tenham terminado.

“Isso até é mais culpa dos utilizadores do que dele [referindo-se a Eduardo Vítor Rodrigues]. Antes era tudo cheio de medo e de máscara. Agora toda a gente se atropela. Mas também os autocarros estão a cair aos bocados e são poucos”, desabafou.

Residente em Canelas, Ana Marques, 53 anos, tem experiência idêntica com a rede Unir. À Lusa, a funcionária pública que usa a rede para chegar até Santo Ovídio, onde apanha o metro para o Porto, contou que ela e outros utentes já preferiram fazer um percurso a pé de cinco quilómetros até à Rechousa para aí apanhar um autocarro e chegar ao centro de Gaia.

“Uso transportes há 22 anos. Tinha os autocarros da UTC [União de Transportes dos Carvalhos]. Eram poucos, mas cumpriam horários. Eram velhos, mas apareciam. Agora não. Eu tinha uma camioneta às 08:00 que ideal para a maioria. Agora puseram duas, uma às 07:00 e outra às 09:30, mas ninguém quer estes horários. Andam vazias e isso se aparecerem”, referiu.

Marcada através do Facebook e após ter sido criado o grupo “A vergonha da Unir”, esta manifestação juntou maioritariamente utentes da parte mais interior de Gaia, nomeadamente de Pedroso, Olival, Crestuma, Avintes, Canelas e Serzedo, entre outras, conforme descreveu à Lusa Daniel Ferreira, um dos criadores do grupo.

“A rede nova foi feita em cima do joelho e anda tudo a tapar buracos. Reunimos um conjunto de pessoas que estão descontentes e cansadas. É malta que não usa os transportes por lazer, mas sim para ir para a escola e ir trabalhar. Em Portugal ainda se vê os transportes públicos como coisa de e para pobre e depois fazem estas coisas: uma rede péssima”, criticou Daniel Ferreira.

Garantindo que “ninguém vai desistir de lutar por uma rede melhor e por mais respeito”, Daniel Ferreira adiantou que o está já a planear uma nova manifestação em janeiro em frente à Câmara do Porto.

“Unir = Vergonha” ou “Unir = Desunir” eram algumas das frases que se liam nas faixas. Já ao microfone várias pessoas foram dando o seu testemunho, terminando quase sempre com críticas ao presidente da AMP.

A agência Lusa procurou obter uma reação junto de Eduardo Vítor Rodrigues que não quis comentar.

A Unir começou a operar a 01 de dezembro em todo o território da região, após anos de litigância nos tribunais com os anteriores operadores.

Em 05 de dezembro, a nova rede adiantava, numa nota publicada no seu ‘site’, que estava a “reformular e adequar” os horários dos lotes Norte Nascente, Sul Nascente e Sul Poente.

Dois dias depois, o presidente da AMP admitiu à Lusa que o arranque “em pleno” da Unir possa acontecer apenas no início do próximo ano.

A nova rede de 439 linhas e nova imagem substitui os serviços efetuados pelos cerca de 30 operadores privados rodoviários na AMP, como por exemplo a Caima, Feirense, Transdev, UT Carvalhos, Gondomarense, Pacense, Arriva, Maré, Landim, Valpi, Litoral Norte, Souto, MGC, Seluve, Espírito Santo, entre outros.

 

PFT (JE/SPC) // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS