Ucrânia: Pelo menos 30 mortos e mais de 160 feridos em ataques russos – novo balanço

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 160 ficaram feridas, numa série de ataques da Rússia contra várias cidades da Ucrânia, incluindo a capital, disseram as autoridades ucranianas.

Ucrânia: Pelo menos 30 mortos e mais de 160 feridos em ataques russos - novo balanço

O balanço anterior dava conta de pelo menos 24 mortos e mais de 100 feridos.

“A Rússia utilizou quase todos os tipos de armas do seu arsenal”, declarou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com o Estado-Maior ucraniano, a Rússia disparou cerca de 160 dispositivos, incluindo mísseis de cruzeiro e drones (aeronaves não tripuladas) explosivos Shahed. A defesa antiaérea ucraniana conseguiu abater 88 mísseis e 27 drones, indicou.

“Este é o ataque de mísseis mais maciço”, excluindo os primeiros dias da guerra, disse o porta-voz da Força Aérea, Yuri Ignat.

Os ataques atingiram áreas povoadas em várias cidades ucranianas, incluindo Kiev, Lviv, Khmelnytskyy, Cherkassy, Sumi, Dnipro, Kharkiv, Odessa e Zaporijia, de acordo com o gabinete de Direitos Humanos da ONU.

Os ataques atingiram infraestruturas essenciais, instalações industriais, militares e civis, informou o Estado-Maior num relatório.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

EJ (DMC) // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS