Tudo aquilo que se sabe sobre a Neuralink, a empresa de chips cerebrais de Elon Musk

A Neuralink já tem autorização para realizar testes em humanos, mas o caminho da empresa de chips cerebrais de Elon Musk não tem sido fácil.

Tudo aquilo que se sabe sobre a Neuralink, a empresa de chips cerebrais de Elon Musk

A Neuralink, empresa de chips cerebrais de Elon Musk, acaba de receber, da parte da Food and Drugs Amninistration, o órgão norte-americano que regula a saúde, autorização para levar a cabo o primeiro estudo clínico em humanos. O que significa que será colocado um chip numa cobaia humana. Sendo que a empresa tem o objetivo de vir a reverter doenças incuráveis. Como é o caso da paralisia e cegueira. Esta autorização é o motivo ideal para que recordar tudo aquilo que se sabe sobre uma empresa que tem protagonizado algumas polémicas.

Leia depois
Elon Musk é o homem mais rico do mundo, mas vive numa casa de apenas 45 mil euros

O que é a Neuralink

Nada melhor para começar do que explicar o que é a Neuralink. Trata-se de uma empresa de neurotecnologia criada pelo milionário em 2016. Desde logo foi anunciado que a missão da Neuralink passava por desenvolver chips que ligam o cérebro humano a computadores. Criando uma simbiose perfeita entre homem e máquina. O primeiro produto é um chip cerebral que tem o nome de Link. Que regista atividade neural e estimula zonas específicas do cérebro. De modo a que possa ajudar pacientes com deficiência a moverem-se e comunicarem. Bem como a restaurar a visão. E ainda a comunicar diretamente com smartphones e computadores. Tudo isto com somente o poder da mente.

Como funciona o chip

O Link tem o tamanho de cinco moedas empilhadas. E será inserido cirurgicamente sob o crânio. Expande-se para várias zonas do cérebro com recurso a milhares de eléctrodos de pequenas dimensões. O objetivo é que o chip comunique com aplicações que agem de forma específica para determinada condição. Explica a empresa que o procedimento de implantação do chip será realizado por um robot criado especificamente para esta missão.

Objetivo de Elon Musk

Muitos questionam o interesse de Elon Musk nesta área. Sendo que o dono da Tesla e do Twitter já veio a público defender que estamos perante algo que será perfeitamente banal no futuro. Acredita ainda que os chips vão ser usados por todos os tipos de pessoas. Quer seja por quem tem doenças mais graves como por pessoas que querem perder peso ou curar uma depressão. Elon Musk também chegou a afirmar ser capaz de testar o chip em si.

Polémicas em testes animais

Referimos que a empresa já passou por algumas polémicas. De acordo com a Reuters, a Neuralink está a ser algo de uma investigação nos Estados Unidos da América. Em causa está o facto de terem sido cometidas alegadas violações do bem-estar de animais durante os testes. Especula-se que, no desejo de acelerar processos, tenham morrido dois maçados e 86 porcos. Tudo motivado por erros humanos. Fala-se na morte de mais de 1.500 animais desde 2018.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS