Tribunal de Berlim autoriza bandeiras russas em monumento à vitória sobre o nazismo

Um tribunal de Berlim autorizou a exibição de bandeiras russas diante do monumento ao exército soviético em Tiergarten, em 09 de maio, comemorado na Rússia como o dia da vitória sobre a Alemanha nazi, noticiou hoje a EFE.

Tribunal de Berlim autoriza bandeiras russas em monumento à vitória sobre o nazismo

A polícia de Berlim anunciou hoje a decisão do Tribunal Administrativo de Berlim na sua conta do twitter, onde anunciou também que tinha apresentado um recurso de urgência contra a medida junto daquele tribunal superior.

A decisão do tribunal sobre a exibição de bandeiras russas segue-se a uma decisão do mesmo tribunal, na sexta-feira, que autorizou a exibição de bandeiras ucranianas à volta dos principais monumentos soviéticos nos dias 08 e 09 de maio.

A polícia da capital alemã tinha inicialmente proibido as bandeiras russas e ucranianas nestes dias, que comemoram a libertação da Alemanha nazi.

O objetivo da polícia era “assegurar a proteção dos monumentos soviéticos” em Treptow, Tiergarten e Schönholzer Heide, que atraem todos os anos numerosos visitantes e veteranos de guerra nestes dois dias históricos.

Estão isentos da proibição os veteranos da Segunda Guerra Mundial, os diplomatas e as delegações dos países diretamente envolvidos na libertação da Alemanha de Hitler.

A Aliança das Organizações Ucranianas em Berlim interpôs um recurso contra a proibição das bandeiras ucranianas, seguido de um recurso do lado russo para permitir a presença de bandeiras ucranianas.

O memorial ao exército soviético que libertou Berlim, situado em Tiergarten, perto da emblemática Porta de Brandemburgo, bem como o Parque Treptow, atraem habitualmente milhares de pessoas no Dia da Capitulação para prestar homenagem aos 80 mil soldados soviéticos que tombaram na batalha de Berlim.

O que se encontra em Tiergarten foi construído em 1945 e incluía dois tanques soviéticos, o que levou a sucessivos debates sobre se deveriam ser removidos.

No Parque Treptow jazem cerca de sete mil desses soldados mortos, que são lembrados por uma imponente estátua de 30 metros de altura de um soldado que esmaga uma suástica com a sua espada.

No ano passado, a polícia de Berlim proibiu a exibição de bandeiras ucranianas ou russas em cerca de 15 locais de culto, para evitar provocações nesta altura do ano.

A Capitulação do Terceiro Reich foi assinada em Karlshorst, nos arredores da capital Berlim, na noite de 08 para 09 de maio de 1945, alguns dias depois de Adolf Hitler e a sua mulher Eva Braun se terem suicidado no seu bunker, em 30 de Abril.

Na Alemanha, a data mais importante é o dia 08, com o chamado Dia da Libertação, enquanto a Rússia comemora o dia 09 como Dia da Vitória.

FC // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS