Todo o Dia a Mesma Noite: série do momento da Netflix pode acabar em tribunal

Todo o Dia a Mesma Noite, que conta a história do incêndio da boate Kiss, no Brasil, que matou 242 pessoas, quase todas jovens, está no topo das preferências da Netflix, mas pode acabar em tribunal.

Todo o Dia a Mesma Noite: série do momento da Netflix pode acabar em tribunal

Muito se tem falado sobre a estreia do documentário sobre a carreira e vida de Pamela Anderson, mas a verdade é que existe outra série da Netflix que está a dar que falar. E que pode mesmo acabar em tribunal. Trata-se de Todo Dia a Mesma Noite, formato que se inspira no incêndio da boate Kiss, uma das maiores tragédias de sempre do Brasil e que resultou na morte de 242 pessoas, quase todas jovens.

Leia depois
Matthew McConaughey revela filme que aceitou fazer com a ajuda de vidente
Matthew MConaughey estava indeciso em aceitar um filme e vidente disse que recusar o projeto seria um dos maiores arrependimentos da sua vida (… continue a ler aqui)

Foi a 27 de janeiro de 2023 que o formato ficou disponível no catálogo do serviço de streaming. E a data não foi escolhida ao acaso, pois é o dia em que se assinalou o 10.º aniversário da tragédia que deixou o Brasil em choque. Só que o formato que está no topo das preferências em Portugal pode vir a acabar no Tribunal. Foi em conversa com a BBC News Brasil que a advogada de 42 famílias e sobreviventes do acidente disse que poderá ser movido um processo contra a Netflix. Diz Juliane Müller Korb que as famílias querem conversar com a Netflix para evitar aquilo a que chamam de “exploração comercial da tragédia”.

É ainda salientado que sobreviventes e famílias não foram ouvidas ou consultadas para a criação da série. Conta a advogada que todos foram apanhados de surpresa, ficando apenas a par da nova aposta da Netflix no momento da estreia da série. A BBC News Brasil tentou obter uma resposta da Netflix, mas sem sucesso.

O que aconteceu a 27 de janeiro de 2013?

Existe um antes e um depois do fatídico dia em Santa Maria, no Brasil. O incêndio provocou a morte de 242 pessoas e deixou 636 sobreviventes com marcas para a vida. A tragédia tem dado que falar ao longo dos anos e verificaram-se alterações na legislação para o uso de materiais pirotécnicos em discotecas.

Foi à meia noite que os jovens começaram a chegar à Kiss para a festa Agromerados, organizada pelos alunos da Universidade Federal de Santa Maria. Uma hora depois, e com uma duração aproximada de 60 minutos, aconteceu o concerto do grupo Pimenta e seus Comparsas. Às 2h10 sobem ao palco os Gurizada Fandangueira. Às 2h30, a banda cantava Amor de Chocolate, do artista Naldo. Foram utilizados dispositivos pirotécnicos como efeito visual. Fagulhas dos mesmos acabaram por pegar fogo à espuma acústica que revestia o teto do espaço.

Falta de sinalização salientada por sobreviventes

Assim que se depararam com o incêndio, centenas de pessoas entraram em desespero a tentar sair do local. Existem relatos de que os seguranças tentaram impedir a saída dos clientes. Até que se aperceberam da gravidade da situação e permitiram que começassem a sair. Sobreviventes contam, num artigo do G1, que uma grade colocada perto da porta – para organizar a fila de entrada – acabou por ser um obstáculo. Por sua vez, muitos jovens tentaram escapar pela casa de banho e acabaram por morrer. É ainda salientado que o ambiente dentro da discoteca era muito escuro e que existia falta de sinalização. O que fez com que muitos esperassem encontrar saídas em espaços nos quais acabaram por perder a vida.

Depois de chamados, os bombeiros demoraram entre três a cinco minutos a chegar ao local. Muitos dos sobreviventes ajudaram a socorrer as vítimas. Sobreviventes e populares ainda partiram as paredes da boate de modo a permitir que mais pessoas saíssem e que os corpos fossem resgatados. Os corpos das vítimas foram transportados para o Centro Desportivo Municipal, local onde os familiares fizeram o reconhecimento dos corpos. Ainda hoje permanece na memória de todos o velório coletivo das vítimas que estavam no pavilhão.
Momento bastante emotivo na série

Cena marcante comove pessoas

Apesar de ser inspirada numa história verídica, com base no livro Todo Dia a Mesma Noite: A História não Contada da Boate Kiss, lançado em 2018 pela jornalista e escritora Daniela Arbex, a nova aposta da Netflix recorre a personagens fictícios para representar aqueles que perderam a vida na tragédia. Agora, fica um aviso de spoiler caso ainda não tenha visto a série.

Um dos momentos mais emotivos da série ocorre quando um pai, em desespero, tentar encontrar a filha com vida. Acaba por deslocar-se ao pavilhão, onde estão as vítimas, e identifica a jovem com base nuns ténis que tinham sido oferecidos para celebrar o 20.º aniversário. “O pai da Maria na série da boate Kiss reconhecendo o corpo da filha. Essa cena da boate kiss foi uma das mais fortes que já vi”, é um dos muitos comentários deixados no Twitter.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução IMDb

Impala Instagram


RELACIONADOS