Tentativas de entrada ilegal na UE estáveis nas 31.200 em janeiro e fevereiro

O número de travessias irregulares das fronteiras externas da União Europeia manteve-se estável em 31.200 nos primeiro dois meses do ano, face ao período homólogo, segundo dados hoje divulgados pela agência europeia das fronteira, Os Frontex.

Tentativas de entrada ilegal na UE estáveis nas 31.200 em janeiro e fevereiro

A rotas do Mediterrâneo Central (para a Itália) apresentou, em janeiro e fevereiro um recuo de 70%, tendo sido impedidas 4.315 entradas, seguida pela dos Balcãs Ocidentais (-65%, 3.049)

As maiores subidas, por seu lado, observaram-se nas rotas de África Ocidental (541%, para as 12.092) e do Mediterrâneo Oriental (para a Grécia, nomeadamente), com mais 117% totalizando 9.150 entradas irregulares.

Os três principais países de origem dos migrantes que tentam entrar irregularmente na UE são o Mali, a Síria e o Afeganistão.

A Frontex destaca ainda que as travessias por mar são as mais perigosas, com a Organização Internacional das Migrações a indicar terem já sido dados como desaparecidas no Mediterrâneo 255 pessoas, desde o início de 2024, na sua maioria no Mediterrâneo Central.

IG // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS