TdC recusa homologar conta de gerência do Instituto de Segurança Social da Madeira

O Tribunal de Contas (TdC) recusou homologar a conta de gerência de 2022 do Instituto de Segurança Social da Madeira por considerar que a auditoria não permitiu concluir uma “imagem verdadeira” da situação financeira, foi hoje anunciado.

TdC recusa homologar conta de gerência do Instituto de Segurança Social da Madeira

O relatório de verificação interna à conta de gerência refere que o exame realizado em relação à caracterização, relevância e expressão material das situações identificadas na Certificação Legal de Contas levantou dúvidas ao TdC.

A autoridade esclarece que o exame “não permitiu concluir que os documentos de prestação de contas de 2022 do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM apresentam uma imagem verdadeira e apropriada da sua situação financeira, o que levou o Tribunal a recusar homologar a conta de gerência de 2022”.

O TdC explica que, no âmbito da auditoria, a conta de gerência foi objeto de verificação interna, tendo-se procedido à análise e conferência dos documentos de prestação de contas, apenas para demonstração numérica das operações realizadas que integram o débito e o crédito, com evidência para os saldos de abertura e de encerramento.

Foram também examinados elementos relacionados com a organização e documentação das contas abrangidas pelo Plano Oficial de Contabilidade Pública e planos setoriais.

DC // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS