Socotra, a ilha que é o destino mais alienígena da terra e um perigo para os turistas

Na ilha de Socotra existem perto de 700 espécies de plantas e animais que não existem em mais nenhum lugar do planeta. Mas aquele que parece ser um paraíso é um perigo para os turistas.

Poderia ser o cenário de um qualquer filme com uma história passada num planeta alienígena. Mas não. Socotra é o nome de uma ilha situada na costa da República do Iémen, no Oceano Índico. Mas o que torna este destino tão peculiar? É que é por lá que se encontram árvores pouco comuns e diversos animais que não existem em mais nenhuma zona do mundo.

Leia depois
Descubra o único momento em que não deve reclinar a cadeira num avião
Especialista em viagens partilha aquela que diz ser a regra de ouro quando viaja de avião e que passa pelo momento em que nunca deverá reclinar a cadeira (… continue a ler aqui)

Numa altura em que todos falam de Avatar: O Caminho da Água, muitos são aqueles que olham para a ilha de Socotra como se fosse Pandora, o planeta que existe no filme realizado por James Cameron. Este destino, bastante apetecível para os turistas, mas pouco recomendado a visitas, é mesmo visto, ainda que sem uma confirmação oficial, como a inspiração para a criação dos cenários que se podem ver num dos filmes mais aguardados dos últimos anos.

Diz-se que Socotra foi a inspiração para criar os cenários de Avatar: O Caminho da Água

Socotra é definido como um paraíso ecológico. Onde se destacam perto de 700 espécies de plantas e animais que não existem em mais nenhum lugar do planeta. Este é um dos motivos para que muitos se refiram à ilha como “o lugar com aspeto mais alienígena” da Terra. Um dos destaques é as árvores de sangue de dragão, visíveis nas montanhas e vales. Bem como o formato das mesmas, que parecem um chapéu de chuva. Já o nome tem origem na seiva vermelha que produzem.

Aqueles que visitam Socotra deparam-se ainda com pepineiros com troncos grossos e atarracados. Praticamente sem qualquer folhagem no topo. No que aos animais diz respeito, o realce vai para morcegos e borboletas azuis brilhantes. Também as formações rochosas são pouco comuns para o habitual. Outros dos destaques são as dunas de areia e as montanhas Hajhir. Já as praias são de areia branca e brilhante. Sendo certo que não irá encontrar um único hotel ou qualquer atracão turística. Facilmente são observados golfinhos a nadar nas águas costeiras. Existem ainda cavernas em toda a ilha com estalagmites que se destacam pela imponência.

Existem perto de 50 mil pessoas em Socotra

Atualmente, são perto de 50 mil as pessoas que habitam as diversas vilas e cidades existentes na ilha. Acredita-se que este será um destino a explorar no futuro, mas atualmente não é recomendado que os turistas se desloquem ao local. Algo que se devem às tensões que se vivem na região.

Percorra a galeria e fique a conhecer a ilha de Socotra.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shuttertstock

Impala Instagram


RELACIONADOS