Sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, nos Açores, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

Sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Segundo o CIVISA, o sismo foi registado às 02:27 locais (03:27 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 40 quilómetros a oés-noroeste de Capelo, na ilha do Faial.

“De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Cedros (concelho da Horta)”, refere o comunicado.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto do Mar e Atmosfera na sua página da Internet.

ASR (APE) // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS