Sete localidades evacuadas na Indonésia depois de novas erupções do vulcão Ibu
As autoridades indonésias informaram hoje que sete localidades foram evacuadas depois de duas novas erupções do vulcão Ibu, situado numa ilha remota do leste do arquipélago, e da ativação do alerta máximo na quinta-feira passada.
O vulcão, situado na ilha de Halmahera, na província das Molucas do Norte, voltou a entrar em erupção no sábado à tarde, lançando nuvens de cinzas a 4.000 metros de altura, segundo um comunicado divulgado hoje pela Agência Nacional de Resposta a Catástrofes da Indonésia (BNPB).
Uma segunda erupção ocorreu pouco depois, desta vez lançando nuvens de cinzas a uma altitude de cerca de 1.000 metros. Em ambos os casos, o Observatório de Vulcões do país conseguiu registar o estrondo provocado por cada erupção, bem como explosões de luz provenientes da cratera.
O Exército e as equipas de salvamento enviaram camiões e veículos para evacuar sete aldeias próximas do vulcão e realojar os habitantes, acrescentou o comunicado, sem especificar quantas pessoas estão a ser retiradas no total.
Na quinta-feira, as autoridades indonésias elevaram o alerta para o vulcão Ibu para o nível máximo, após uma nova erupção, a terceira numa semana.
“As observações indicam um aumento da atividade vulcânica no Monte Ibu, pelo que o nível de alerta foi elevado de 3 para 4 [o mais elevado]”, declarou o Centro Indonésio de Mitigação de Eventos Vulcanológicos e Geológicos (PVMBG) em comunicado.
A agência já tinha pedido ao público que não se deslocasse num raio de quatro quilómetros e que estabelecesse uma restrição mais ampla de sete quilómetros na parte norte do vulcão, onde se encontra a cratera ativa.
O Monte Ibu, que tem cerca de 1.325 metros de altura, entrou em erupção na passada segunda-feira.
Ibu situa-se no norte de Halmahera, a maior das ilhas do grupo de Maluku, no leste do arquipélago indonésio, com uma área de 17.780 quilómetros quadrados e uma população de mais de 449.000 pessoas.
A Indonésia tem mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 ainda estão ativos e 65 estão classificados como perigosos.
O arquipélago indonésio está situado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria de baixa magnitude.
MC // MSP
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram