Portugueses pagam mais pela Saúde do que a média dos países da União Europeia

Instituto Nacional de Estatísticas divulga dados da despesa dos portugueses com a Saúde. Cada cidadão paga 1.973 euros por ano, o que é mais do que a média da União Europeia.

Portugueses pagam mais pela Saúde do que a média dos países da União Europeia

As despesas com a Saúde dos portugueses aumentaram em 2019 face a 2018, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2018, o custo de cada português foi de 1.877,1 euros e no ano passado subiu para os 1973,8 euros, regista a Conta Satélite da Saúde do INE, que adianta que em 2018 a despesa corrente tinha correspondido a 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e em 2019 tinha subido para 9,6%, mais 1,3% do qe os 8,3% da média na União Europeia (UE).

LEIA DEPOIS
Professor pedófilo de Setúbal condenado a 8 anos de prisão

Despesas na Saúde dos hospitais públicos cresceram 6,1% num ano

«A despesa corrente em Saúde cresceu a um ritmo superior ao do PIB em 2018 e 2019, contrariamente ao que se observou no ano anterior», 2017, lê-se na análise aos dados do INE. Em 2018, a despesa dos prestadores privados registou taxas de crescimento acima de 5%. A dos hospitais públicos cresceu 6,1% e a dos prestadores públicos de cuidados de Saúde 3,9%.

Portugal é o nono país mais gastador per capita da UE, face ao PIB

O INE assinala que, em 2017, os Estados-membros da UE gastaram em média nesta área 8,3% do PIB. Portugal é o nono mais gastador (9,3%). «Portugal, a par de Malta, Espanha e Itália, está no grupo de países com nível de desenvolvimento económico abaixo da média europeia, mas com despesa corrente em Saúde superior à média», salienta o INE, indicando envelhecimento da população como possível justificação para esta subida nas despesas.

LEIA AGORA
Encontra a filha afogada na piscina em Amarante

Impala Instagram


RELACIONADOS