Rússia bombardeia Kharkiv

A cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, foi hoje bombardeada por mísseis russos, disse o presidente do município, Ihor Terekhov.

Rússia bombardeia Kharkiv

“Kharkiv está a ser alvo de um ataque maciço de mísseis. É muito perigoso sair dos abrigos”, avisou o responsável na plataforma de mensagens Telegram.

O ataque a Kharkiv ocorre pouco depois de se terem ouvido pelo menos uma dezena de fortes explosões em Kiev e de terem caído destroços de drones abatidos, depois de ter sido emitido um alerta aéreo entretanto estendido a todo o país.

De acordo com a força aérea ucraniana, o alerta foi acionado após a deteção do lançamento de mísseis de cruzeiro a partir de 16 bombardeiros estratégicos russos.

O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, avisou a população que as defesas antiaéreas da capital continuam ativas e pediu que permanecesse nos abrigos até ao fim do alerta.

Klitschko disse ainda que pelo menos três pessoas ficaram feridas num ataque a Kiev. Estes terão sido transferidos para o hospital, onde estão a receber tratamento médico, notou o responsável, confirmando incêndios em várias partes da capital, incluindo num supermercado.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

CAD // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS