Os altos e baixos dos rendimentos financeiros de Donald Trump

Dois anos de perdas e dois de ganhos são grosso modo o sumário da contabilidade do antigo presidente norte-americano Donald Trump.

Os altos e baixos dos rendimentos financeiros de Donald Trump

Depois de anos de inúmeras batalhas legais, o IRS entregou as declarações fiscais do ex-presidente Donald Trump durante os anos da sua presidência ao Comité de Meios e Recursos da Câmara. Embora o comité não publique os ganhos do ex-presidente, compilou um relatório mostrando a maioria dos números dos registos de Trump entre 2015 e 2020. Anos de declarações fiscais de Trump até 2017 já tinham entretanto sido divulgados pelo The New York Times.

Para ler depois
As 10 acusações de crime que Donald Trump tem pela frente
Incitação à insurreição e outros nove processos-crime esperaram pelo fim do mandato presidencial para que o cidadão Donald Trump pudesse ser formalmente acusado e julgado (… continue a ler aqui)

De acordo com o relatório, os rendimentos de Trump oscilaram muito durante o mandato. Teve alegadamente dois anos de perdas na casa dos milhões (e nenhum, ou quase nenhum, imposto pago) e dois anos de grandes ganhos comerciais que levaram Trump a pagar aproximadamente um 1,1 milhões de dólares (sensivelmente o mesmo em euros) em impostos.

O New York Times relata agora que o maior rendimento obtido durante a presidência de Trump – em 2018 – foi alcançado com a venda de propriedades ou investimentos no valor da quase totalidade daquele ano. O relatório também afirma que a maioria das principais participações imobiliárias de Trump operava com prejuízo continuamente, enquanto as lucrativas ações imobiliárias que detém provavelmente são duas torres de escritórios em Manhattan e em San Francisco.

O comité da Câmara afirma no relatório que examinaria ainda mais os proveitos de Trump, por exemplo, a sua classificação de propriedades como residências particulares ou de investimento e as consequentes baixas de impostos sobre a propriedade, bem como doações de caridade feitas em dinheiro durante a sua presidência.

Infographic: The Ups and Downs of Donald Trump's Income | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS