Programa Alimentar Mundial apela ao desbloqueio de ajuda urgente no Sudão

O Programa Alimentar Mundial (PAM) solicitou ao exército sudanês e às Forças de Apoio Rápido (RSF) que permitam a entrega de ajuda urgente a cinco milhões de sudaneses, que enfrentam uma situação de emergência devido à fome.

Programa Alimentar Mundial apela ao desbloqueio de ajuda urgente no Sudão

Há cerca de uma centena de camiões da agência das Nações Unidas bloqueados. E nove meses após a eclosão da guerra civil no país, em abril do ano passado, há agora mais de 18 milhões de pessoas a enfrentar uma crise de fome – o terceiro nível mais elevado de emergência – no país.

Destas, cinco milhões necessitam de abastecimento alimentar urgente na capital, Cartum, bem como nas regiões de Darfur e Kordofan.

A guerra fez com que o número de pessoas necessitadas de alimentos no país mais do que duplicasse desde o início das hostilidades, pelo que o PAM apela “urgentemente às partes em conflito no Sudão para que forneçam garantias imediatas para a entrega segura e sem entraves da assistência humanitária, especialmente através das frentes de conflito onde os civis deslocados e esfomeados estão encurralados e isolados”.

JMC // VM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS