Professor reformado vende carro por falta de dinheiro, alunos compram-no e devolvem-lho

Aos 87 anos, o professor Marcelo passava por dificuldades financeiras e teve de despedir-se do companheiro de mais de 50 anos. Vendeu o velhinho Volkswagen carocha para fazer face às despesas, mas os antigos alunos deram-lhe uma lição de amizade. Compraram o carro e devolveram-no ao docente.

Professor reformado vende carro por falta de dinheiro, alunos compram-no e devolvem-lho

Um grupo de alunos soube exatamente o que fazer quando o seu professor de infância, reformado e com 87 anos, precisou deles mais do que nunca. Marcelo Siqueira conquistou o apreço de todos os alunos, a quem ensinou Geografia e História com muita paixão na Escola Estadual Dona Carola em Curitiba, Brasil, durante décadas.

Para ler depois
Mensagem enviada por engano acaba em amor, casamento e 6 filhos
A mensagem enviada por engano, para um número errado, foi atendida por Isaiah. Assim começou a história de amor de Brenda; que acabou em casamento e seis filhos (… continue a ler aqui)

Vítima de uma crise pessoal e sem dinheiro, Marcelo foi obrigado a vender o seu velho e estimado Volkswagen carocha, mas jamais imaginou a surpresa que o esperava – a que assistir em vídeo no final deste artigo. Além de ter marcado profundamente todos os alunos que lhe passaram pelas mãos, ficou famoso pelo seu Volkswagen verde claro, que adquiriu em 1972, e ainda hoje é o único da cidade.

“Sempre que víamos um carro verde claro na rua, sabíamos que era o professor Marcelo”

“Sempre que víamos um carro verde claro na rua, sabíamos que era o professor Marcelo. O carocha era a nossa relíquia. Tínhamos muito apreço por ele, por causa do nosso professor”, diz Cláudio Martins, ex-aluno. O professor octogenário, devido à crise económica que atingiu duramente o Brasil, viu-se obrigado a colocar à venda o famoso “carocha verde”, que conduziu durante quase 50 anos. Sentiu-se profundamente arrasado, mas não tinha solução.

A sua dedicação pelo ensino, no entanto, conferiu-lhe um lugar de honra entre os alunos, que não hesitaram um segundo em ajudá-lo. Tinham mais do que motivos para o fazê-lo. “Conduziu-nos pelo caminho certo da vida. Sentou-se ao nosso lado vezes sem conta. Aconselhou-nos. Foi fundamental nessa missão de preparar as crianças para a sociedade”, atesta Cláudio.

“O nosso querido professor Siqueira foi essencial para muitos de nós na infância e na adolescência”, acrescentou. O carro já tinha sido colocado à venda e Cláudio e demais alunos organizaram-se num grupo de WhatsApp e, com muita determinação, começaram a angariar fundos para recomprá-lo com o único propósito de devolvê-lo ao seu antigo mentor e guia.

Por causa dele, tornei-me professora”, conta ex-aluna de Marcelo

“O professor Marcelo foi sempre exemplar. É uma pessoa muito calma, muito calma. Por causa dele, tornei-me professora”, conta Danieli Fernandes, outra ex-aluna e hoje docente. Assim que conseguiram angariar o valor que Marcelo pedia pelo carro, dispuseram-se a surpreendê-lo, inclusive com a presença de um canal local de televisão e em cumplicidade com o filho do professor.

Para concretizar a surpresa, o filho do professor foi entrevistado, sob o pretexto de vender o veículo. Mais tarde, disse ao pai que o comprador já estava a caminho e pediu-lhe que estivesse presente, para despedir-se uma última vez do seu velho companheiro de tantas viagens. “Já está vendido, o carro, pai. Se quiser, pode dar uma última volta antes que o comprador chegue”, disse-lhe.

Nesse momento, um amigo da família chegou, ao volante. Alguns metros depois, parou e, nessa altura, o grupo de ex-alunos de Marcelo abordou-o para lhe revelar o que na verdade estava estava a acontecer, com as chaves do carocha na mão. Marcelo emocionou-se. Escorreram-lhe lágrimas de alegria no meio de uma grande ovação.

O mais surpreendente foi quando Marcelo decidiu voltar para casa. O outrora fiel carocha não respondeu e os alunos tiveram de empurrá-lo. “Não tenho como agradecer. Tenho 87 anos e não posso envelhecer, por causa destes jovens com quem convivi. A minha satisfação é enorme”, disse entusiasmado o professor.

Professor recebe lição dos alunos sobre amor a gratidão

Habituado a ensinar, o professor Marcelo foi desta vez aluno. Aprendeu que o amor é um combustível que resiste ao tempo e que, no caminho da vida, não há distância capaz de separar verdadeiros amigos. A surpresa não ficou por aqui. É que os alunos decidiram dar um passo além e decidiram ajudar a pagar as despesas para reformar o carro do professor – e deixá-lo prontinho para as curvas.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS