Principal estrada de Moçambique faz mais 12 mortos num acidente

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras seis ficaram feridas hoje devido a um acidente de viação, no distrito da Manhiça, ao longo da principal estrada moçambicana, anunciou fonte oficial.

Principal estrada de Moçambique faz mais 12 mortos num acidente

O sinistro envolveu um furgão de transporte de passageiros e uma viatura de mercadorias. O acidente ocorreu em Maluana, ao longo da Estrada Nacional 1 (EN1), que há um ano foi palco do acidente de viação mais grave de sempre registado em Moçambique, com 32 mortos. Hoje, segundo a polícia, o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular por parte do furgão terão causado o acidente.

“É preciso respeitar os limites de velocidade, se este condutor tivesse seguido as recomendações provavelmente o acidente não teria acontecido”, disse Rodrigues Tchabana, porta-voz da polícia de trânsito na província de Maputo, num apelo para a observância das regras de trânsito. Dos feridos, quatro foram transferidos para o Hospital Central de Maputo e dois, entre os quais uma criança, encontram-se no Hospital Distrital da Manhiça, disse Juvenal Sigaúque, chefe do posto administrativo da Maluana.

A EN1 tem sido palco de graves acidentes de viação, com várias mortes e quase sempre envolvendo transportes coletivos. No mesmo local de hoje, 32 mortos morreram há um ano quando dois camiões e um autocarro se envolveram numa ultrapassagem irregular. Em novembro de 2021, outras 17 pessoas morreram no mesmo distrito, num acidente entre transportes coletivos. No dia 22 de janeiro deste ano, 28 pessoas morreram na EN1 na província da Zambézia, centro de Moçambique, num acidente que envolveu um veículo de mercadorias e um ligeiro de transporte coletivo.

Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações. As autoridades moçambicanas têm apontado o excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool como as principais causas dos sinistros. Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente nas estradas, segundo dados avançados pela Associação Moçambicana Para as Vítimas de Insegurança Rodoviária (Amviro).

Impala Instagram


RELACIONADOS