Portugueses com mais de 65 anos são dos menos saudáveis da União Europeia

De acordo com o Eurostat, os portugueses com mais de 65 anos são os menos saudáveis da União Europeia e os irlandeses estão no extremo oposto.

Portugueses com mais de 65 anos são dos menos saudáveis da União Europeia

Em 2021, a nível na União Europeia, 43% das pessoas com 65 anos ou mais que viviam em cidades relataram um estado de saúde bom ou muito bom – 2 pontos percentuais superior à média nacional para todas as pessoas desta faixa etária (41%). O país da UE em que os habitantes são mais saudáveis é a Irlanda – intervencionada pela troika exatamente no mesmo período de Portugal, há 12 anos. No extremo oposto estão os portugueses com mais de 65 anos, que são dos menos saudáveis da UE.

Para ler depois
Dalai Lama e o toque íntimo em Lady Gaga que reacende polémica

Portugueses com mais de 65 anos têm a 3.ª pior saúde da UE

portugueses com mais de 65 anos

Oito membros da UE relataram parcelas acima de 50% das pessoas com 65 anos ou mais a viveram em cidades com estado de saúde bom ou muito bom. As maiores proporções foram registadas na Irlanda (66%), na Suécia (64%) e na Bélgica (60%). Por outro lado, as menores percentagens registaram-se na Lituânia (11%), na Letónia (15%) e em Portugal (21%).

saúde mais de 65 anos

A maior diferença na proporção de idosos que vivem em cidades com estado de saúde bom ou muito bom em comparação com a média nacional foi registada na Eslovénia (+7 pontos percentuais em comparação com a média nacional), seguida pela Bulgária e pela Croácia (+5%). Em contraste, a diferença foi menor no Luxemburgo (-2%), Holanda e França (-1%). Nesses países, a proporção de pessoas com 65 anos ou mais que relataram um estado de saúde bom ou muito bom foi menor nas cidades do que no nível nacional.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS