Português é detido em Glasgow por engano ao ser confundido com homicida

As autoridades britânicas pensaram ter encontrado Xavier Dupont de Ligonnès, um francês que é procurado desde 2011 por ter matado a mulher, os quatro filhos e os dois cães.

Português é detido em Glasgow por engano ao ser confundido com homicida

Um português, emigrante em França, foi detido sexta-feira, 11 de outubro, no aeroporto de Glasgow, na Escócia. As autoridades britânicas pensaram ter encontrado Xavier Dupont de Ligonnès, um francês que é procurado desde 2011 por ter matado a mulher, os quatro filhos e os dois cães.

LEIA DEPOIS

Homem agredido com faca junto à Câmara de Gaia

Interpol recebe alerta das autoridades francesas

Este sábado, a Interpol recebeu um alerta das autoridades francesas. O suspeito de 58 anos estaria num voo de Paris com destino a Glasgow, Escócia, e viajava com um passaporte roubado que pertencia a um luso-francês. Uma outra suspeita foi levantada. O assassino teria feito uma cirurgia plástica e teria uma outra família na Escócia.

Leitura parcial da impressão digital do português correspondia à do assassino

O português foi detido assim que saiu do avião e não ofereceu resistência. A leitura parcial da impressão digital do homem correspondia a Xavier Dupont de Ligonnès. «Temos o vosso homem», afirmaram as autoridades escocesas às franceses, de acordo com o jornal Le Parisien. O alegado suspeito ficou detido toda a noite, segundo o The Guardian. Enquanto isso, a sua casa, nos arredores de Paris, estava rodeada de jornalistas que tentavam falar com os vizinhos para tentarem perceber como é que estes nunca tinham dado conta que viviam perto de um dos assassinos mais procurados.

Testes de ADN desmentem autoridades

Por volta da hora de almoço, o português foi sujeito a testes de ADN que confirmaram que afinal não era o suspeito procurado pelas autoridades há oito anos. A polícia escocesa e francesa estão a ser criticadas por terem detido uma pessoa inocente.

Assassino é procurado há 8 anos

Xavier Dupont de Ligonnès continua a monte. Desde 2011 que as autoridades recebem mais de 900 alertas de pessoas que dizem ter visto o assassino. Há quem diga que se suicidou, mas o facto de o cadáver nunca ter sido encontrado leva as autoridades a descartarem esta hipótese.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para terça-feira, 15 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS