Português assassinado por 4 adolescentes em Londres

Um português foi roubado e esfaqueado em Londres uma hora depois de ter saído do trabalho. Wilham Mendes foi morto por 4 adolescentes durante uma madrugada em dezembro do ano passado.

Português assassinado por 4 adolescentes em Londres

Um português foi roubado e esfaqueado em Londres uma hora depois de ter saído do trabalho. Wilham Mendes foi morto por 4 adolescentes durante uma madrugada em dezembro do ano passado.

De acordo com a SIC Notícias, a informação foi revelada esta terça-feira pelo procurador público britânico. Na leitura da acusação no tribunal Criminal Central de Londres, Oliver Glasgow referiu que Wilham Mendes, na altura com 25 anos de idade, foi atacado pelos 4 suspeitos na rua pouco tempo depois dos mesmo terem deixado escapar outra vítima. «Ele não tinha qualquer noção do perigo que corria» disse Glasgow quando descrevia o situação.

Português foi «violentamente esfaqueado e deixado a morrer»

Wilham Mendes, praticante de pugilismo amador, era natural da Guiné-Bissau mas tinha nacionalidade portuguesa. O rapaz trabalhava como ajudante de cozinha num restaurante em Convent Garden, no centro de Londres. Wilham saiu do trabalho pouco antes da  meia-noite do dia 21 de dezembro de 2018, para se dirigir para Tottenham, no norte da capital britânica, onde vivia sozinho. Passava pouco da uma da manhã quando foi identificado imagens de videovigilância no bairro onde residia. Nas mesmas vê-se outro rapaz a fugir.

Quando foi abordado pelos 4 rapazes, «Wilham Mendes parece ter tentado fugir», mas ficou rodeado e não conseguiu escapar ao ataque. Deu-se início a uma luta e fuga por ruas próximas onde Wilham foi «violentamente esfaqueado e deixado a morrer». Depois do ataque, nas imagens pode ver-se o ‘gang’ a deixar o local «calmamente», um dos jovens a limpar e esconder a faca e outro a segurar a mala que roubaram ao português.

Nas imagens de videovigilância vê-se ainda 2 dos adolescentes a comemorar com sucesso o crime com um toque de punhos fechados. O procurador Oliver Glasgow descreve o gesto como «chocante de celebração».

Autópsia determinou perfuração de 10,5 centímetros

A autópsia determinou que a faca perfurou 10,5 centímetros do abdómen, atingido os intestinos e a veia cava inferior. Wilham Mendes morreu a caminho do hospital após sofrer uma paragem cardiorrespiratória na sequência do esfaqueamento. O jovem foi dado como morto pouco depois das 2h00 da madrugada de dia 22 de dezembro.

O grupo de adolescentes, com idades entre os 15 e os 17 anos, foram acusados de 7 crimes, entre os quais estão roubo, tentativa de roubo, homicídio e posse arma proibida. Um dos rapazes admitiu que esfaqueou Wilham Mendes, alegando auto-defesa. Outro admitiu estar envolvido no caso, mas declarou-se inocente do homicídio. Os outros dois negaram ter participado no roubo e no ataque.

O julgamento está previsto continuar durante 6 semanas e a decisão será tomada por um júri.

LEIA MAIS

João Félix está em Madrid e já fez exames médicos

ÚLTIMA HORA | Mulher morta pelo marido em Lisboa

Previsão do tempo para quarta-feira, 19 de junho

 

Impala Instagram


RELACIONADOS