Pelo menos 30 mortos no sismo no Japão

Pelo menos 30 pessoas morreram na sequência do sismo que atingiu o centro do Japão, anunciaram as autoridades da cidade de Wajima, epicentro do terramoto.

Pelo menos 30 mortos no sismo no Japão

Wajima, Japão, 02 jan 2024 (Lusa) – Pelo menos 30 pessoas morreram na sequência do sismo que atingiu o centro do Japão, na segunda-feira, anunciaram hoje as autoridades da cidade de Wajima, epicentro do terramoto.

O balanço anterior dava conta de 13 mortos.

Metade das vítimas mortais foi registada no porto de Wajima, na península de Noto, no extremo norte da prefeitura de Ishikawa, acrescentaram.

As autoridades, que suspenderam esta manhã (hora local) o alerta de tsunami, registaram ainda 14 feridos graves e “muitos feridos ligeiros”.

O sismo, de magnitude de 7,6 na escala aberta de Richter, levou as autoridades a ativar o alerta de tsunami, que esteve em vigor durante 18 horas, ao longo da costa ocidental das ilhas de Honshu e Hokkaido e do norte da ilha de Kyushu.

Wajima tem cerca de 23 mil habitantes e foi uma das localidades mais afetadas devido à proximidade do epicentro do sismo.

Os vários sismos que abalaram o centro do Japão desde segunda-feira causaram “numerosas vítimas” e danos materiais significativos, incluindo edifícios desmoronados e incêndios, afirmou o primeiro-ministro japonês, esta manhã.

“Salvar vidas é a nossa prioridade e estamos a travar uma batalha contra o tempo”, disse Fumio Kishida, acrescentando ser “fundamental que as pessoas presas nas casas sejam resgatadas imediatamente”.

EJ (VQ) // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS