Vírus agressivo está a infectar e a matar um em cada dez cães

Veterinários australianos alertam para aumento de casos de parvovírus. Doença mata um em cada dez cães que a contraem, apesar de ser «facilmente evitável».

Vírus agressivo está a infectar e a matar um em cada dez cães

Os donos de cães receberam um alerta urgente dos veterinários depois de dezenas de cães em toda a Austrália terem sido infectados por um vírus letal. O parvovírus está a deixar um rasto de mortes «sem precedentes» em animais de estimação. Principalmente em cães, apesar de poderem ser «facilmente evitáveis», relata a 9News. Os veterinários dizem que os casos aumentaram nas últimas semanas. *articularmente no «sudeste de Queensland e no norte de Nova Gales do Sul».

LEIA DEPOIS
Comida para cão: 13 alimentos que podem matar o seu animal de estimação
Os 13 alimentos que podem matar o seu cão

Mais de 40 casos diagnosticados só neste ano

O Serviço de Emergência Animal já diagnosticou mais de 40 casos de parvovírus neste ano. É «significativamente acima do mesmo período» do ano passado. O alerta aos donos de cães vai no sentido de vacinarem os animais recém-nascidos, única altura eficaz de os proteger do vírus. «É um dos picos mais altos a que já assistimos», diz Brooke Schampers, do Serviço de Emergência Animal de Brisbane.

LEIA MAIS
Conheça os 4 motivos por que os cães lambem os donos
Conheça os 4 motivos por que os cães lambem os donos

Veterinários apelam à vacinação urgente

«É doloroso ter de dizer aos donos, noite após noite, que o seu animal de estimação foi diagnosticado com parvovírus», diz Schampers. «É uma coisa realmente difícil.» Os veterinários estão a reforçar os pedidos aos donos para que verifiquem os horários de vacinação dos animais acabados de nascer e para os vacinarem com urgência.

O que é e quais as sequelas do parvovírus canino

«A enterite por parvovírus é uma das causas mais importantes da morbilidade e mortalidade em cães jovens», pode ler-se no site especializado em veterinária Vets&Clinics. «Esta epidemia está relacionada com a capacidade do vírus de adaptação e ao aumento da resistência e virulência.

LEIA AGORA
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?

Impala Instagram


RELACIONADOS