Papa Francisco recordou guerras na homilia da vigília pascal

O Papa Francisco falou hoje contra “todas as aspirações de paz destruídas pela crueldade do ódio e pela ferocidade da guerra”, perante cerca de seis mil pessoas, na vigília pascal na Basílica de São Pedro, em Roma.

Papa Francisco recordou guerras na homilia da vigília pascal

De acordo com a agência France Presse (AFP), o Papa pronunciou-se também contra as “pedras da morte” e “os muros do egoísmo e da indiferença”, enquanto presidia à vigília pascal, um dia depois do cancelamento, em cima da hora, da sua participação na Via-Sacra, que reacendeu questões sobre a saúde debilitada de Francisco.

O Papa, de 87 anos, não mostrou sinais de cansaço durante as duas horas e meia de celebração solene, na qual fez uma homilia de cerca de dez minutos, em italiano, relata a AFP.

No final da cerimónia, Francisco percorreu o corredor da basílica, em cadeira de rodas, sorrindo, cumprimentando e abençoando algumas pessoas que ali se encontravam.

Na sexta-feira, em cima da hora da Via-Sacra, o Vaticano anunciou que o Papa afinal não iria presidir àquela celebração, “para preservar a sua saúde, tendo em vista a vigília de amanhã [sábado] e a missa de domingo de Páscoa”, seguindo-a a partir da Casa Santa Marta, onde reside.

Já no ano passado, o Papa Francisco não presidiu à Via-Sacra, devido ao frio intenso que estava em Roma, numa altura em que recuperava de uma bronquite que o obrigou a ser hospitalizado.

No domingo, Francisco é esperado às 10:00 (09:00, em Lisboa) na missa de Páscoa, celebrada na Praça de São Pedro, e depois na mensagem de Páscoa e na bênção “Urbi et Orbi” na varanda central da Basílica de São Pedro, às 12:00 (11:00, em Lisboa).

Pilar central do calendário católico, a Semana Santa, envolve inúmeras cerimónias que terminam no Domingo de Páscoa.

JRS (JML) // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS