As medidas do Papa Francisco para acabar com os abusos sexuais dentro da igreja

Papa apresentou medidas para acabar com os abusos sexuais dentro da igreja no último dia da cimeira que reuniu líderes do clero para discutir este crime.

As medidas do Papa Francisco para acabar com os abusos sexuais dentro da igreja

O papa Francisco assegurou hoje que a igreja “não se cansará em fazer tudo o que for necessário” para levar à justiça quem quer que tenha cometido algum tipo de abuso sexual e que “nunca tentará encobrir nenhum caso”.

Francisco discursava no final da cimeira histórica que decorreu no Vaticano perante 190 representantes da hierarquia religiosa e 114 presidentes ou vice-presidentes de conferências episcopais de todo o mundo, para debater a proteção de menores por parte do clero.

O papa argentino, no seu discurso, assinalou que a “praga” dos abusos sexuais a crianças “é universal e transversal”, citando vários relatórios de instituições internacionais, e deixando claro que a situação “não diminui a sua monstruosidade dentro da igreja”.

Francisco explicou ainda que as estatísticas realizadas por estas instituições e organismos internacionais são parciais porque numerosos abusos são cometidos em âmbito familiar e não são denunciados.

O chefe da Igreja Católica reafirmou ainda “com clareza” que “se a igreja descobrir um só caso de abuso – que representa já em si mesmo uma monstruosidade – esse caso será tratado com a maior seriedade”.

O objetivo da igreja, acrescentou Francisco, “será escutar, tutelar, proteger e cuidar dos menores abusados, explorados e esquecidos, onde eles se encontrem”.

Para tal, o papa explicou que “tem que estar em cima de todas as polémicas ideológicas”, mas também criticou o que considerou “as políticas jornalísticas que muitas vezes instrumentalizam, para vários interesses, os mesmos dramas experimentados pelas crianças”.

Depois de três dias de debates no Vaticano, Francisco disse ter chegado a hora de “dar diretrizes uniformes para a igreja”, embora não tenha citado, medidas concretas ou mudanças na legislação do Vaticano, enumerando apenas vários pontos para a luta contra os abusos a menores.

LEIA MAIS
Os últimos dias de uma jovem com cancro: «Mãe, não estou preparada para ir»
Será que os sonhos prevêem o futuro? Cientista explica
Previsão do tempo para segunda-feira

 

Impala Instagram


RELACIONADOS