Operação israelita em Rafah agravaria “pesadelo humanitário” em Gaza

Uma operação militar israelita em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, agravaria o “pesadelo humanitário” da população local, com “consequências regionais incalculáveis”, alertou hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Operação israelita em Rafah agravaria

“Estou especialmente alarmado com informações de que os militares israelitas tencionam concentrar-se a seguir em Rafah (sul da Faixa de Gaza) — onde centenas de milhares de palestinianos foram espremidos numa busca desesperada por segurança. Tal ação aumentaria exponencialmente o que já é um pesadelo humanitário com consequências regionais incalculáveis”, alertou Guterres numa apresentação perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) das suas prioridades para este ano.

“É hora de um cessar-fogo humanitário imediato e da libertação incondicional de todos os reféns. Isto deve conduzir rapidamente a ações irreversíveis no sentido de uma solução de dois Estados, baseada nas resoluções das Nações Unidas, no Direito Internacional e em acordos anteriores”, instou ainda.

Guterres frisou que os esforços de paz estão no centro das prioridades para 2024, com especial destaque para a situação em Gaza, que classificou como “uma ferida inflamada na consciência coletiva” global.

MYMM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS