ONU nomeia ministra neerlandesa para coordenar ajuda humanitária em Gaza

A ONU anunciou hoje a nomeação de uma ministra cessante dos Países Baixos, Sigrid Kaag, como coordenadora da resposta humanitária e reconstrução de Gaza, determinada por uma resolução do Conselho de Segurança.

ONU nomeia ministra neerlandesa para coordenar ajuda humanitária em Gaza

Sigrid Kaag irá “facilitar, coordenar, monitorizar e verificar os envios de ajuda humanitária para Gaza” e terá também a tarefa de “estabelecer um mecanismo das Nações Unidas para acelerar os envios de ajuda humanitária para Gaza através de Estados não parte no conflito”, disse o gabinete do secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado.

A tomada de posse deve acontecer em 08 de janeiro, segundo a mesma fonte.

Kaag – ministra das Finanças e vice-primeira-ministra do Governo cessante de Mark Rute – foi nomeada ao abrigo da resolução do Conselho de Segurança adotada na sexta-feira, que exige a entrega de ajuda humanitária em grande escala a Gaza, mas não um cessar-fogo, que os Estados Unidos não defendem.

A guerra em Gaza já forçou 1,9 milhões de pessoas a fugir das suas casas, 85 por cento da população do território, segundo a ONU.

A ajuda internacional tem chegado em quantidades insuficientes a Gaza, sujeita por Israel a um cerco total desde 09 de outubro, depois de já mais de 16 anos de bloqueio israelita.

Israel prometeu destruir o grupo islamita Hamas, considerado terrorista por Estados Unidos e União Europeia, depois de um ataque levado a cabo por comandos infiltrados a partir de Gaza, em 07 de outubro, que provocou cerca de 1.140 mortos, a maioria deles civis.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas, segundo Israel, das quais 129 permanecem detidas em Gaza.

Nas operações militares de retaliação israelitas em Gaza, 20.915 pessoas foram mortas, a maioria mulheres, adolescentes e crianças, bem como 54.918 feridas, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

RJP // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS