O que é a Legionella?

Como acontece a infecção? Quais os sintomas? E como se trata a legionella? As perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

O que é a Legionella?

Um surto de legionella, que teve início no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, já matou 3 pessoas e outras 43 estão infetadas.

A legionella – ou doença do legionário – ficou conhecida devido a um incidente numa convenção da Legião Americana no Hotel Bellevue Stratford, na Filadélfia, em 1976, data em que 34 participantes morreram e 221 contraíram uma pneumonia grave por causa de uma bactéria identificada como legionella pneumophila.

Mas o que é isto da legionella? Como se contrai o vírus? Quais são os sintomas? Vamos responder a estas e outras perguntas para que não tenha mais dúvidas sobre o surto que já matou três pessoas na zona de Lisboa.

 

O que é?

Esta bactéria vive em ambientes de água doce. E necessita de algumas condições para o seu crescimento, como água estagnada e temperaturas entre os 25 e os 55º C.

Pode existir em reservatórios naturais, como lagos e rios. Ou em reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras. Ou seja, em locais onde com facilidade se libertam aerossóis.

 

Como se transmite?

Não é transmissível de pessoa para pessoa. Nem pela ingestão de água contaminada.

A legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. O agente da infecção encontra-se preferencialmente na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado, nos aparelhos de aerossóis ou nas fontes e aspersores.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas são gerais, respiratórios, gastrointestinais e neurológicos: calafrios, febre elevada, dores de cabeça, dores musculares, dores articulares, tosse por vezes com expetoração raiada de sangue, dor torácica, dificuldade respiratória, náuseas, vómitos, diarreia e alterações do sistema nervoso central, como confusão e agitação.

A incubação da legionella é de 2 a 10 dias.

 

Quem está mais em risco?

Há factores de risco são: a idade, a existência de doenças respiratórias ou outras crónicas que diminuem as defesas do organismo, e os hábitos tabágicos.

A idade pediátrica é raramente atingida. As crianças com legionella têm quase sempre doenças graves que são o elemento determinante para o aparecimento da mesma.

Os homens são mais atingidos do que as mulheres numa proporção de 3 para 1 e a idade com maior prevalência é habitualmente acima dos 50 anos.

 

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos específicos. E deve ser o mais precoce possível. No tratamento, estão ainda incluídas outras medidas de suporte que dependem do grau de gravidade da doença, podendo mesmo levar à ventilação assistida e internamento em cuidados intensivos.

 

O que pode fazer?

Uma vez que a legionella apenas se transmite através da inalação de gotículas de água, não existe qualquer risco no consumo de água canalizada, seja para beber ou para cozinhar. As gotículas inaladas vão para os pulmões, onde a doença se desenvolve, ao contrário da água consumida que, por isso, não apresenta risco.

O ar condicionado dos automóveis, ou qualquer outro tipo de ar condicionado que não crie gotículas em forma de aerossol, também pode ser utilizado sem risco.

Não existe risco associado a actividades como passar a ferro ou operar máquinas de café, uma vez que as altíssimas temperaturas neutralizam qualquer ameaça que possa existir.

 

 

Veja também

João Ricardo enganado pelos amigos

Sara Matos invade bastidores da TVI

PALOP, euros, moedas, dinheiro

Moedas de 2 euros valem milhares

O que procuram os homens nas amantes?

Vanda Miranda e filha mostram as receitas lá de casa

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS