Número de mortos no terramoto no Japão sobe para 62

O número de mortos do terramoto que atingiu o centro do Japão subiu para 62, de acordo com um novo balanço feito pelas autoridades locais.

Número de mortos no terramoto no Japão sobe para 62

Tóquio, 03 jan 2024 (Lusa) – O número de mortos do terramoto que atingiu o centro do Japão na segunda-feira subiu para 62, de acordo com um novo balanço feito hoje pelas autoridades locais.

Um funcionário da prefeitura de Ishikawa, que não se quis identificar, falou à agência France-Presse (AFP) em “62 mortos” e disse que mais de 300 pessoas ficaram feridas, 20 das quais com gravidade.

O último balanço apontava para 48 vítimas mortais.

O Governo português expressou na terça-feira “a mais sincera solidariedade” ao Japão, pelas vítimas do terramoto e da colisão entre dois aviões, na terça-feira, no aeroporto de Tóquio, de acordo com uma nota divulgada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Numa publicação na rede social X, João Gomes Cravinho expressou “a mais sincera solidariedade ao povo e às autoridades japonesas”, pelas vítimas destes dois incidentes.

Um Airbus de Japan Airlines com 379 ocupantes procedente de Sapporo, no norte do Japão, embateu, ao aterrar no aeroporto de Tóquio Haneda, com um avião da Guarda Costeira japonesa, um DHC-8, de cujos seis ocupantes apenas sobreviveu o piloto, ferido com gravidade.

Todos os passageiros e tripulantes do Airbus foram retirados em segurança da aeronave em chamas numa das pistas do aeroporto.

O sismo de segunda-feira, de magnitude de 7,6 na escala aberta de Richter e com epicentro na península de Noto, levou as autoridades a ativar o alerta de tsunami, em vigor durante 18 horas, ao longo da costa ocidental das ilhas de Honshu e Hokkaido e do norte da ilha de Kyushu.

Os vários sismos que abalaram o centro do Japão desde segunda-feira causaram “numerosas vítimas” e danos materiais significativos, incluindo edifícios desmoronados e incêndios, afirmou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

CAD (DMC) // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS