NATO “maior e mais forte” com Suécia e “mais perto” da Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, salientou hoje que a Aliança Atlântica está “maior e mais forte” do que o esperado pelo Presidente russo com a adesão oficial da Suécia e “mais perto do que nunca” da Ucrânia.

NATO

“Quando o Presidente [russo] Putin lançou a sua guerra de escala contra a Ucrânia, há dois anos, queria menos NATO e mais controlo sobre os seus vizinhos. Queria destruir a Ucrânia como Estado soberano, mas não conseguiu. A Aliança Atlântica é maior e mais forte e a Ucrânia está mais perto do que nunca de aderir à NATO”, declarou Jens Stoltenberg.

Bandeira da Suécia içada hoje na sede da NATO

Falando à imprensa na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte, em Bruxelas, no dia em que se celebra a adesão oficial da Suécia à Aliança Atlântica, o responsável acrescentou que “o Presidente Putin começou esta guerra e podia acabar com ela hoje, mas a Ucrânia não tem essa opção [pois] a rendição não significa paz”.

“O nosso apoio à Ucrânia salva vidas e deve continuar”, vincou Jens Stoltenberg, falando num “dia bom para a Suécia e para a paz e segurança em toda a Europa”. A bandeira da Suécia é hoje hasteada em Bruxelas, numa cerimónia que oficializa a adesão do país nórdico à Aliança Atlântica após dois anos de negociações. Este é agora o 32.º membro da organização.

Impala Instagram


RELACIONADOS