Mulher cega recupera visão após descobrir diagnóstico errado [vídeo]

Um diagnóstico errado de glaucoma deixou-a cega durante 15 anos. Agora, dois anos depois de se ter aconselhado com um novo oftalmologista, voltou a ver.v

Uma mulher, que ficou cega durante 15 longos anos depois de um diagnóstico errado de glaucoma, conseguiu finalmente recuperar a visão. Uma simples cirurgia permitiu-lhe ver os netos pela primeira vez. Connie, de 59 anos, perdeu a visão de forma súbita e iniciou uma rotina para adaptar-se à nova realidade. Perdeu mais de uma década de momentos importantes da família.

Numa consulta de rotina em 2018, um oftalmologista informou-a de que o caso era simples de resolver. Connie tinha cataratas, um dos problemas de visão mais comuns, mas igualmente mais tratáveis ​​em adultos. Em 2003, quando Connie – que vive no Colorado, nos Estados Unidos da América – começou a notar aréolas e prismas nas luzes enquanto conduzia, consultou um médico que lhe disse que tinha glaucoma. Três semanas depois, perdeu a visão periférica.

Os oftalmologistas diagnosticaram de forma errada um caso inoperável. Poucos meses depois, Connie ficou completamente cega. Mesmo sem ver, continuou a fazer tudo quanto a deixava feliz até então: patinar no gelo, andar de caiaque, acampar e participar de eventos desportivos e assistir a concertos. “Simplesmente vivi a vida ao máximo, da mesma forma que vivia antes de perder a visão”, conta ao The Mirror.

Depois de 15 anos cega, Connie vê os netos pela 1ª vez

Há três anos, Conni fez a cirurgia que mudou lhe mudou a vida. Numa consulta de rotina, descobriu que tinha cataratas e não glaucoma. “Quando tiraram o adesivo, no dia seguinte, a primeira coisa que vi foi a sobrancelha, os cílios e a pupila da enfermeira. E comecei a chorar”, conta. Poucos meses depois, operou o segundo olho e recuperou totalmente a visão.

Depois dos procedimentos, pôde ver a neta mais velha, que tinha visto ainda bebé, e os seus outros oito netos entretanto nascidos. “A mais velha não se parece nada como quando tinha três semanas”, ironizou. Connie valoriza agora as pequenas coisas que todos damos como garantidas, “as flores a florirem e as árvores cheias de folhas verdes”, diz ela, encantada.

Ao voltar a ver marido, confirma que “ele ainda é o homem mais bonito de todos os tempos e ainda estou completamente apaixonada”. Agora, está animada para retomar as férias que o casal teve quando ela era cega. “Ele levou-me para a costa do Oregon, para o Yellowstone e a todas as Montanhas Rochosas. Agora, só quero experimentar tudo outra vez… com olhos de ver”, brinca.

Fotos: Reprodução The Mirror

LEIA AINDA
Cego volta a ver graças a injeção intraocular

Impala Instagram


RELACIONADOS