Morreu de desnutrição jovem abandonado pela mãe

Um jovem abandonado pela mãe e morreu de desnutrição. Syifa faleceu com 17 anos, mas os médicos acreditam que sempre sofreu com falta de alimentos.

Um jovem foi abandonado pela mãe e morreu de desnutrição. Syifa faleceu com 17 anos, mas os médicos acreditam que o adolescente sempre sofreu com falta de alimentos.

LEIA MAIS: «Gostaria que os meus filhos fossem gays», diz Ricky Martin

Quando nasceu, a mãe deixou-o a cargo dos avós, cujas condições de vida eram degradantes. Contudo, o avô, Toton, de 80 anos, da Indonésia, tratou dele durante 17 anos.

Tentou amenizar o sofrimento do neto, que padecia de doença rara. Com recursos escassos, Syifa perdeu massa muscular e deixou de conseguir deslocar-se.

«O que se passou com Syifa – que morreu de desnutrição – não pode voltar a acontecer em pleno século XXI»

Passou os últimos anos deitado numa cama e o seu estado agravou-se após a morte da avó materna. O avô, único sustento da casa, tinha de o deixar sozinho todo o dia para trabalhar no campo.

O octogenário nunca conseguiu ajuda do governo para cuidar do neto, nem teve direito a qualquer pensão de sobrevivência. O caso ficou conhecido na Indonésia quando um turista viu as condições em que avô e neto viviam e partilhou a história na rede social Facebook.

O Governo indonésio acabou por aceitar transferir o jovem para um hospital local, mas Syifa faleceu antes de ser internado. A organização de ajuda humanitária Permerikan Pangandaran Regency (PPR) decidiu investigar o caso e descobriu, na mesma aldeia, mais 57 casos deresidentes com desnutrição severa.

LEIA MAIS: Relação «triste» de Cristiano Ronaldo com filho vira piada na Internet

Os responsáveis pela PPR estão a angariar fundos para os moradores e querem, também, perceber se existem localidades onde faltem alimentos.

«O que se passou com Syifa – que morreu de desnutrição – não pode voltar a acontecer em pleno século XXI. Precisamos da ajuda de todos e não iremos desistir de chegar onde somos necessários», a Permerikan Pangandaran Regency.

LEIA MAIS: Cão que resgatou vítimas de terremoto da Itália morre envenenado [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS