Criança de 12 anos lidera rede de tráfico de droga após pais serem presos no Rio

Criança de 12 anos foi detida depois de a polícia o ter apanhado na posse de uma grande quantidade de material estupefaciente e de uma pistola falsa.

Criança de 12 anos lidera rede de tráfico de droga após pais serem presos no Rio

Polícias militares realizaram uma operação contra o tráfico de drogas, num casarão da Rua André Cavalcanti, no Centro do Rio de Janeiro e foram surpreendidos ao descobrirem que uma criança de 12 anos de idade era quem comandava as operações de tráfico de droga. Depois de os pais terem sido presos por tráfico, o menor terá assumido o controlo, continuando o ‘legado’ da família.

Durante a ação no casarão foram apreendidos 59 doses de canábis, 170 de cocaína e 780 pedras de crack. Algumas das substâncias estavam escondidas no teto do casarão. Para o tenente-coronel Marcelo Brasil, a quantidade de crack retida mostra o maior consumo da droga, em relação a outras substâncias ilegais, no Centro do Rio de Janeiro.

A criança foi detida e levada para a esquadra. Além da grande quantidade de estupefacientes encontrada, os polícias encontraram também um “simulacro de pistola”.

Em 2019, o Brasil tinha 1,8 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O número representa 4,6% desta população. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Trabalho das Crianças e Adolescentes, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, 2021, havia 706 mil crianças e adolescentes entre os 5 e os 17 anos de idade ocupadas nas piores formas de trabalho infantil. Em 2016, eram 933 mil. Muito destes trabalhos ilegais, como no caso reportado, a criança corre risco de morte constantemente. A exploração infantil é um problema grave que o Brasil enfrenta e que estará longe de ser resolvido.

Foto: Polícia Militar do Rio de Janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS