Mais de 100 jornalistas mortos em cinco meses de guerra em Gaza

Pelo menos 103 jornalistas foram mortos em Gaza desde o início da guerra há cinco meses, incluindo 22 enquanto trabalhavam, segundo a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), que insiste na necessidade de proteger estes profissionais.

Mais de 100 jornalistas mortos em cinco meses de guerra em Gaza

“Estes 103 jornalistas não são números, são 103 vozes silenciadas por Israel, 103 testemunhas a menos da catástrofe que se desenrola na Palestina, 103 vidas extintas”, declarou o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire, num comunicado divulgado hoje, quando se cumprem cinco meses desde o início do conflito na Faixa de Gaza.

Para Deloire, estes números mostram que “nenhum jornalista em Gaza está a salvo e o massacre não parou”. O responsável reiterou o apelo “urgente” da sua organização para a proteção dos jornalistas em Gaza. Os 103 jornalistas palestinianos mortos em Gaza (91 homens e 12 mulheres) fazem parte das vítimas da guerra.

Quase 80% deles foram mortos entre 07 de outubro e 31 de dezembro (24 em outubro, 28 em novembro e 26 em dezembro). Houve 11 mortos em janeiro e 11 em fevereiro. A RSF sublinhou que dos 22 mortos em serviço, muitos estavam claramente identificados como jornalistas.

A organização já denunciou por duas vezes ao Tribunal Penal Internacional os “crimes” contra jornalistas cometidos por Israel nos territórios palestinianos.

Em 7 de outubro, o movimento islamita palestiniano Hamas perpetrou um ataque sem precedentes em território israelita, causando a morte de pelo menos 1.160 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da agência France-Presse (AFP) baseada em dados oficiais israelitas, além de ter feito mais de duas centenas de reféns, dos quais cerca de 130 permanecem no enclave palestiniano.

Em represália, Israel prometeu aniquilar o Hamas, no poder em Gaza desde 2007 e que considera uma organização terrorista, tal como os Estados Unidos e a União Europeia.

Em cinco meses, a guerra na Faixa de Gaza fez mais de 30.700 mortos, na maioria civis, além de pelo menos 72.150 feridos e cerca de 7.000 desaparecidos que estarão presumivelmente soterrados nos escombros, segundo o mais recente balanço do Ministério Saúde local.

A população do território palestiniano enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, entre a destruição generalizada das habitações, o colapso dos hospitais, o surgimento de epidemias e a escassez de água potável e comida, o que já causou a morte de pelo menos 18 menores por subnutrição.

Impala Instagram


RELACIONADOS