Mãe adota refugiado adolescente que afinal era um serial killer

História está a chocar o Reino Unido e já alterou a forma como as autoridades britânicas confirmam a idade dos imigrantes que entram no país.

Mãe adota refugiado adolescente que afinal era um serial killer

Tinha tudo para ser uma história com final feliz, daquelas que comovem quem a lê. Mas acabou por se transformar numa tragédia que poderia ter proporções ainda maiores. E tudo começou quando Nicola Marchant-Jones decidiu adotar um adolescente refugiado, de apenas 14. Só que, aquilo que esta mãe desconhecida e que é dado a conhecer pelo The Mirror, é que estava a levar para casa um homem que é um serial killer.

Leia depois
Professora viola aluno a troco de boas notas
Aluno revela que não precisava de fazer muito nas aulas para ter as melhores notas, mas que temia não estar à altura das exigências sexuais da professora (… continue a ler aqui)

Lawangeen Abdulrahimzai é o protagonista desta história e quem se fez passar por um refugiado de 14 anos, de modo a conseguir entrar no Reino Unido. Até que, em março de 2022, esfaqueou um fuzileiro até à morte, depois de uma discussão que teve lugar em Bournemouth. Foi então que se descobriu que já tinha sido condenado a uma pena de prisão de 20 anos na Sérvia. Condenação que ficou a dever-se a dois assassinatos.

“Não havia forma de confirmar a idade do rapaz”

Acabou por conseguir fugir e foi então que fingiu ser um refugiado de apenas 14 anos. Conta Nicola Marchant-Jones que, no momento da adoção, as autoridades britânicas a informara que “não havia forma de confirmar a idade do rapaz”. Refere ainda que nos primeiros tempos em casa, Abdulrahimzai parecia ser um “rapaz tímido e brilhante”, que sofria de pesadelos. Diz ainda que acabou por se tornar agressivo e abandonou a casa em agosto de 2021. É realçado ainda que o jovem costumava andar armado com facas e que os confrontos físicos na escola eram frequentes. Ainda assim, a mãe adotiva não esconde o choque perante este desfecho. Tal como as autoridades, que não tinham conhecimento do passado violento de Abdulrahimzai.

Esta polémica está a ganhar dimensão no Reino Unido e levou Chris Philp, membro do Parlamento, a reagir. Dizendo que é “uma ilustração poderosa” da necessidade de alterar a verificação da idade dos imigrantes que entram no país. A partir de agora, a idade passará a ser confirmada com recurso a Raio-X.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: DR

Impala Instagram


RELACIONADOS