IPO do Porto recebe técnica revolucionária para tratar o cancro

O Instituto Português de Oncologia [IPO] do Porto recebe tratamento inovador para tratar o cancro. Os primeiros doentes devem começar a ser escolhidos em março.

IPO do Porto recebe técnica revolucionária para tratar o cancro

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto prepara-se para receber tratamento revolucionário para o cancro do sangue. Consiste em utilizar células CAR-T, uma nova técnica de combate a diferentes tipos de cancro do sangue.

Segundo noticia o Jornal de Notícias, o IPO do Porto já foi reconhecido pela farmacêutica Gilead, que descobriu este tratamento. Este é uma técnica que pode custar até 400 mil euros à unidade.

Os primeiros doentes devem começar a ser escolhidos em março, avança a mesma publicação.

A presidente do IPO do Porto diz, ao JN, que a terapia CAR-T «é o pináculo das terapias personalizadas». Esta técnica, que consiste na injeção de células manipuladas de forma a conseguirem detetar e matar células cancerígenas, foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos em agosto de 2018.

Morrem 42 mil pessoas com cancro por ano em Portugal

Morrem por ano 42 mil pessoas com cancro em Portugal. A estatística é da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Acredita-se que este número possa subir para o dobro, caso não sejam tomadas medidas na prevenção a nível mundial, na Europa e mesmo anível nacional.
O número de novos casos de cancro na União Europeia deve chegar este ano aos três milhões, com Portugal a ter uma das mais reduzidas incidências, mas ainda assim a ultrapassar os 50 mil novos casos de doença oncológica.

As estimativas constam do relatório anual da OCDE sobre saúde que revela que, em 2015, morreram na União Europeia mais de 1,3 milhões de pessoas de doença oncológica, sendo a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.

Impala Instagram


RELACIONADOS