Instagram e Facebook vão permitir que mulheres exibam os mamilos

Há uma década que mulheres se queixam da censura que o Instagram e Facebook fazem aos mamilos femininos.

Instagram e Facebook vão permitir que mulheres exibam os mamilos

Ao longo dos tempos muitas foram as mulheres (famosas e anónimas) que viram as suas fotografias censuradas no Instagram e Facebook. O motivo? Mamilos desnudos ou, em alguns casos, bastante salientes em roupas repletas de transparência. Esta medida sempre foi vista como controversa e deu origem ao movimento free the nipple (em português, libertem o mamilo). Agora, tudo isto pode vir a fazer parte do passado. É que as duas redes sociais vão finalmente libertar os mamilos femininos.

Leia depois
Jessica Athayde “liberta os mamilos”
Jessica Athayde abriu um debate no seu blogue, JessyJames, sobre a censura de mamilos nas redes sociais. Atriz contesta discriminação em relação às mulheres (… continue a ler aqui)

Existem relatos de que a Meta, empresa dona do Facebook e Instagram, recomenda que seja suspensa a proibição que as mulheres têm de exibir os mamilos restas redes sociais. Esta medida parte do Conselho de Supervisão da Meta. Que é composto por académicos, jornalista e políticos. Que funcionam como consultores da empresa em temas como a política de moderação dos conteúdos. Escreve o Daily Star que a alteração da censura de nudez e atividade sexual serve para que as redes sociais “sejam regidas por critérios claros que respeitem os padrões internacionais de direitos humanos.”

Discussão arrasta-se há uma década

A nova discussão em torno da polémica que se arrasta há uma década surgiu depois de o Facebook ter censurado duas publicações de uma conta de um casal norte-americano que se identifica como transgénero e não binário. Várias mulheres têm corrido o risco de ter as contas banidas devido a fotografias consideradas demasiado ousadas para a atual política de ambas as redes sociais. Algo que tem agora um fim à vista.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS