Incêndios: Dominado fogo no concelho da Trofa, Portugal sem fogos ativos

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em zona de mato na freguesia de Covelas, concelho da Trofa (Porto), está dominado, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Incêndios: Dominado fogo no concelho da Trofa, Portugal sem fogos ativos

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em zona de mato na freguesia de Covelas, concelho da Trofa (Porto), está dominado, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o incêndio foi considerado como dominado às 03:15. Por volta das 05:30, encontravam-se no local 167 operacionais auxiliados por 54 viaturas, referiu a mesma fonte. Esta madrugada, às 02:26, também o incêndio que deflagrou na terça-feira na Bendada, concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, foi dominado.

PSD exige demissão de presidente do ICNF
O Grupo Parlamentar do PSD considera que o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, assumiu uma “inaceitável posição” sobre a elaboração das Cartas de Perigosidade de Incêndio Rural, exigindo a sua demissão (… continue a ler aqui)

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Portugal encontra-se neste momento sem fogos ativos, quatro em fase de resolução e 17 em fase de conclusão, com 871 bombeiros e 275 viaturas a apoiar estas operações. O Governo decidiu na terça-feira que não é necessário voltar a ativar a situação de alerta para responder aos incêndios florestais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um “quadro normal de verão”.

Portugal encontra-se neste momento sem fogos ativos, quatro em fase de resolução e 17 em fase de conclusão

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias serão de algum calor e vento, sobretudo no litoral, mas dentro daquilo que é habitual durante o verão. Os distritos de Beja e Faro vão passar de alerta vermelho para laranja, devido ao risco de incêndios rurais, e Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro passam para azul, de risco moderado.

Impala Instagram


RELACIONADOS