Homem acorda do coma minutos antes de desligarem as máquinas

Um homem de 28 anos entrou em coma depois de agredido brutalmente por um desconhecido, no meio da rua, que lutava com outras pessoas.

Homem acorda do coma minutos antes de desligarem as máquinas

Um jovem de 28 anos entrou em coma após apanhar um soco de um desconhecido, no meio da rua, durante uma briga com outras pessoas. Depois de ser declarado em morte cerebral, recuperou a consciência exatamente no momento em que família e equipa médica discutiam sobre a doação de órgãos, pouco antes de as máquinas serem desligadas.

Para ler depois
Google Maps apanha casal de amantes em momento íntimo

Apesar do ‘milagre’, o atleta britânico James Howard-Jones continua hospitalizado e a recuperar. Necessita de ajuda para e levantar-se da cama e ir à cada de banho e não consegue estar muito tempo na cadeira de rodas. Neil Howard-Jones, pai de James, lembra-se das palavras dos médicos sobre a as escassas possibilidades de sobrevivência do filho. “Os médicos que o acompanhavam disseram-nos que ele estava em morte cerebral e a coisa mais sensata que poderíamos fazer era deixá-lo morrer.”

A família decidiu a decisão uma semana, para que o família e amigos pudessem despedir-se dele. “O stresse foi enorme”, lembra o pai. Foi então que o inesperado aconteceu. Pouco antes de os aparelhos serem desligados, e “apesar do que os especialistas disseram, James recuperou a consciência”. “Inicialmente, só conseguia fazer contacto visual e não conseguia mover-se ou falar.”

James recupera gradualmente das lesões cerebrais após mais de um ano em coma

O jovem adulto sofre de lesões cerebrais e limitações físicas. Recupera gradualmente as faculdades e foi transferido para um centro de reabilitação. De tempos a tempos, regressa ao hospital “por causa das convulsões”. “Não temos ilusões de que o dano cerebral de James é de longo prazo e exigirá um nível de cuidado para o resto da vida”, diz Neil Howard-Jones. “O futuro do meu filho parece bastante sombrio.”

Há ano e meio, abril de 2022, a vida de James mudou completamente. James levou um soco de Ben Davies, de 24 anos, numa rua de Cheltenham, no distrito de Gloucestershire, no Reino Unido. O ataque ocorreu na noite em que James e os amigos foram a um bar para assistir a um combate de boxe na televisão entre Tyson Fury e Dillian Whyte.

Davies atingiu James, que caiu e bateu com a cabeça no chão. O agressor participava numa escaramuça com outras pessoas e James foi atacado por acaso. Na primeira audiência do caso, o juiz Martin Picton disse a Davies que ele havia acabado com a vida de James. “Destruiu a vida e as esperanças do sr. Howard-Jones – um jovem no auge da vida com toda a vida pela frente”, afirmou o magistrado. “O dano que causou é devastador e vitalício para todos os afetados pelo seu ato criminoso”, acrescentou o juiz.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS