Guterres denuncia “enormes obstáculos” à distribuição de ajuda humanitária

O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou hoje os “enormes obstáculos” que Israel coloca à distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Guterres denuncia

“O modo como Israel está a desenvolver a sua ofensiva está a provocar enormes obstáculos à distribuição de ajuda humanitária em Gaza”, afirmou o ex-primeiro-ministro português na sua conta na rede social X (ex-Twitter).

Guterres assinalou que o desenvolvimento eficaz das operações humanitárias em Gaza necessita de “segurança, pessoal que possa trabalhar em segurança, capacidade logística e a retoma da atividade comercial”.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na sexta-feira uma resolução para impulsionar o envio de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, que vive uma situação nefasta com falta de serviços básicos.

Israel declarou guerra ao Hamas, em retaliação ao ataque de 07 de outubro perpetrado pelo grupo em território israelita, que fez 1.139 mortos, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 128 das quais se encontram ainda em cativeiro pelo movimento, considerado uma organização terrorista pela União Europeia, pelos Estados Unidos e por Israel.

A ofensiva israelita por terra, mar e ar já provocou mais de vinte mil mortos, entre os quais oito mil crianças e 6.200 mulheres, e 52.600 feridos, de acordo com números das autoridades locais controladas pelo Hamas, e cerca de 1,9 milhões de deslocados, segundo a ONU.

ER // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS