Guardas prisionais fazem vigília de protesto defronte da prisão de Monsanto

Os guardas prisionais realizam na quinta-feira uma vigília diante do Estabelecimento Prisional de Monsanto, em Lisboa, contra as suas condições de carreira e trabalho, numa altura em que está marcada uma greve para dia 31.

Guardas prisionais fazem vigília de protesto defronte da prisão de Monsanto

Frederico Morais, dirigente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNCGP), que organizou a vigília marcada para 09:00 de quinta-feira, referiu à Lusa que este protesto se prende com as reivindicações que motivaram a greve, incluindo a questão do subsídio de missão, que também tem gerado protestos na PSP e GNR.

Em causa, segundo o sindicalista, está a valorização e dignificação da profissão de guarda prisional, reestruturação de suplementos remuneratórios e aprovação do sistema de avaliação de desempenho.

Frederico Morais acusa a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, de “não cumprir a promessa feita por escrito de fazer sair a portaria relativa ao sistema de avaliação de desempenho”.

Este diploma sobre o sistema de avaliação de desempenho teria reflexos na progressão na carreira e permitiria uma equiparação com o sistema de avaliação da PSP.

A guarda prisional bate-se ainda pela melhoria dos suplementos remuneratórios, questão que, disse, envolve a questão da atribuição do subsídio de missão à PJ e que deixou de fora, não só a guarda prisional, mas também a PSP e a GNR.

Frederico Morais lembrou que o Governo aprovou a atribuição do suplemento de missão para a PJ já depois de o primeiro-ministro apresentar a demissão.

Há duas semanas que polícias da PSP e militares da GNR têm realizado protestos em várias cidades do país contra o facto de o Governo ter aprovado em 29 de novembro o pagamento de um suplemento de missão para as carreiras da PJ, que não tem o mesmo valor nas restantes forças de segurança.

FC // FPA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS