Furto de cobre deixa 500 pessoas sem gás desde sábado

Revenda em sucata do material furtado não excede os 80 euros. Já os prejuízos ascendem aos seis mil. “Podia ter sido uma tragédia”, explicam os moradores.

Furto de cobre deixa 500 pessoas sem gás desde sábado

Os condóminos do edifício H da Cidade Cooperativa da Prelada estão sem gás há seis dias. As tubagens de cobre foram cortadas e furtadas na madrugada de sábado e, desde então, têm de improvisar refeições e banhos. O assaltante foi detido em flagrante. Além dos prejuízos e dos incómodos, os moradores verificam que podia ter sido um assalto de consequências bem mais graves, devido aos riscos de fuga e acumulação de gases. Ao final da tarde desta quinta-feira, procedia-se ainda à reparação das ligações.

Por precaução, retiraram-se os contadores e procedeu-se à inspeção de todas as frações. As circunstâncias em que o assaltante entrou no prédio não estão esclarecidas. Sabe-se que começou a cortar as tubagens no último piso, o 12.º, e que fez o mesmo na descida por todos os andares, até ao quarto, onde foi surpreendido pela PSP, alertada por uma moradora. O homem, na casa dos 50 anos, foi detido e identificado. Aguarda notificação para ser presente a um juiz de instrução.

«Ando há uma semana a tomar banho de canequinha»

A preço de revenda em sucata (cinco euros/quilo), o valor do cobre furtado não excede 80 euros. A cooperativa calcula os danos em seis mil. “Isto sem contar com os transtornos causados às pessoas. O que sucedeu foi muito perigoso. Podia ter sido uma tragédia“, diz Maria Antónia Costa, do condomínio-geral da cooperativa. “Como passei cinco meses fora, pensei que tinha esquecido uma fatura. Mas, como, se pago por débito automático? Demorei a perceber o que se passou. Ando há uma semana a tomar banho de canequinha“, diz outra das moradoras.

LEIA AINDA
Covid-19: Segunda fase com centros de vacinação rápida, farmácias e 'website', revela Gouveia e Melo
Covid-19: Tem mais de 30 anos? Saiba quando começa a ser vacinado
Foi durante a 20.ª reunião entre políticos e peritos que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo deixou mais algumas indicações sobre o plano de vacinação. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS