Fogo de Mangualde consumiu mais de 50% da área da freguesia de Tavares

O incêndio que lavra desde domingo no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, consumiu mais de 50% da área da União das Freguesias de Tavares, que é composta por 11 aldeias, revelou o presidente da junta.

Fogo de Mangualde consumiu mais de 50% da área da freguesia de Tavares

O incêndio que lavra desde domingo no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, consumiu mais de 50% da área da União das Freguesias de Tavares, que é composta por 11 aldeias, revelou hoje o presidente da junta.

De acordo com o presidente da junta da União das Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino, a aldeia de Vila Cova de Tavares foi a mais fustigada.

“Penso que ardeu 50 a 60% da área da freguesia. Infelizmente temos muito prejuízo na freguesia”, apontou, sem saber ainda quantificar.

É exatamente em Vila Cova de Tavares que continua ativa uma frente de fogo, que levou a GNR a cortar um pequeno troço da Estrada Nacional 16 para que “os bombeiros realizassem um exercício” de contenção de fogo.

O presidente da junta da União das Freguesias de Tavares, que se encontra no local, explicou que esta é uma freguesia rural e onde muitas pessoas se dedicam à criação de gado e produção de leite.

“Para além da floresta que ardeu, casas e automóveis escaparam. Há é animais que vão ficar sem o seu pasto e muitas pessoas dependem disso”, referiu.

No teatro de operações encontram-se às 11:30 461 operacionais, apoiados por 139 meios terrestres e cinco meios aéreos, conforme informa a página da internet da Proteção Civil.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS