Exército israelita diz ter eliminado células do Hamas no centro e norte da Faixa de Gaza

O exército israelita disse hoje que eliminou, nas últimas horas, várias “células terroristas” do Hamas no norte e centro da Faixa de Gaza, quando está a intensificar a sua ofensiva militar em torno de Khan Yunis, no sul do enclave.

Exército israelita diz ter eliminado células do Hamas no centro e norte da Faixa de Gaza

“No centro da Faixa de Gaza, uma célula terrorista que avançava em direção às forças [israelitas] foi eliminada quando tentava fazer uma emboscada”, informou Israel num comunicado militar. Esta operação conjunta aconteceu entre as forças terrestres, que identificaram os suspeitos do Hamas, e a força aérea, que lançou o ataque.

No norte do enclave, as tropas também identificaram outra “célula terrorista armada” e responderam com fogo, matando um dos seus membros. “Depois, um avião atacou e matou os terroristas restantes. Outro avião de combate israelita atacou o complexo militar onde operava a célula”, acrescentou o exército no comunicado.

Há mais de uma semana que o exército israelita iniciou uma ofensiva de “baixa intensidade” no norte do enclave, embora ainda estejam a ser realizadas operações localizadas, numa altura em que os ataques no centro e no sul na Faixa de Gaza foram intensificados nos últimos dias. No centro, as tropas conseguiram avançar em direção ao campo de refugiados de Nuserirat.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, antecipou no domingo que a ofensiva em torno de Khan Yunis, no sul, iria expandir-se nos próximos dias, depois de terem conseguido chegar ao flanco mais meridional daquela cidade. Em Khan Yunis, o exército israelita referiu que encontrou um longo túnel, onde teriam encontrado evidências que reféns estiveram ali escondidos. Também há a suspeita que o líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, esteja escondido nos túneis daquela cidade.

O número de mortos na Faixa de Gaza após 108 dias de guerra ultrapassa 25.100 e 62.680 feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Impala Instagram


RELACIONADOS